ESET detectou um novo trojan que extorque as vítimas para
devolver acesso à informação sequestrada
Depois de ter sido avisado sobre o aumento de Trojans que
pedem dinheiro para recuperar informações, o Laboratório de Investigação da
ESET América Latina detectou um novo caso de ransomware em outubro. Além disso,
destaca-se uma falha encontrada no WhatsApp que poderia permitir que um
atacante interceptasse e decodificasse as mensagens transmitidas por meio do
aplicativo de mensagens instantâneas.
Nymaim, trojan detectado que afetou o México principalmente,
é um malware que extorque a vítima em US$ 150 dólares em troca da devolução do
controle do computador infectado. Nos últimos meses, houve na América Latina um
aumento significativo nos casos de código malicioso como este, que criptografa
as informações ou bloqueia o acesso do usuário ao sistema, em troca de dinheiro.
Esta técnica é conhecida como ransomware.
"Pagar para o resgate não é nada mais que incentivar
esse modelo de negócio ilegal, o que não recomendo nesse caso", conta
André Goujon, Awareness & Research Specialist da ESET América Latina. Ele
sugere que "Para reduzir o impacto de ransomware, o primeiro passo que
você deve tomar é manter o backup das informações em dia e o computador
atualizado. Assim, você pode facilmente recuperar os dados", completa o
executivo.
Uma falha ocorrida no WhatsApp, conhecida como um bug na
implementação do sistema de criptografia, permitia que um usuário terceiro
obtivesse as conversas feitas por meio desse smartphone, isso utilizando uma
estrutura de previsão de mensagens.
"Essa possibilidade aumenta se você usar mensagens instantâneas
em redes Wi-Fi públicas ou não devidamente protegidas. Por esta razão, em
espaços públicos é aconselhável a utilização de tecnologia 3G ou 4G em
comparação com outros tipos de conexões sem fio não seguras", afirma
Goujon.
Fonte: Administradores
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