Consultor, no entanto, faz um alerta: “Bons negócios podem
ser fechados em qualquer época do ano”
Por uma questão meramente cultural, as empresas costumam
promover treinamentos motivacionais entre outubro e março. Alfredo Castro -
consultor, palestrante internacional e sócio-diretor da MOT, empresa
especializada em Treinamento e Desenvolvimento Gerencial – faz um importante
alerta: “Bons negócios podem ser fechados em qualquer época do ano. E a equipe
precisa estar motivada constantemente”.
Os treinamentos motivacionais podem ser realizados com
pequenos ou grandes grupos de colaboradores, dependendo da natureza do negócio
e do objetivo que se deseja alcançar. Durante esses encontros, é possível apresentar
a mensuração de resultados; fazer um balanço de um
determinado período, mostrando o que falta para atingir um
objetivo almejado; alavancar e mobilizar a equipe em prol de uma meta; promover
reflexões variadas, etc. “Apesar de motivação ser um fenômeno intrínseco – ou
seja, é o próprio colaborador que deve motivar-se - é
possível criar elementos de visão, valores e da história da empresa que
promovam uma coesão na equipe que participa daquele evento. Mostrar quais são
as metas, os desafios e o que pode ser feito para
atingir tais objetivos é bastante efetivo”, completa Castro.
“Em treinamentos motivacionais, a equipe interage, se
conhece. O colaborador sente que faz parte de um todo e que não está sozinho. E
isso é particularmente positivo em casos de equipes que trabalham fora da
empresa, como as de vendas, por exemplo”, considera Valéria José Maria, também
sócia-diretora da MOT. “Os ganhos não são apenas das empresas – que com
colaboradores motivados conseguem melhorar os resultados –, mas também dos
colaboradores. Os treinamentos motivacionais potencializam os talentos
individuais em torno de uma meta em comum”, considera.
Prática - Os treinamentos motivacionais devem ser
direcionados e baseados em fatos reais do mercado, da concorrência e da própria
empresa. “Eles precisam ser pensados e planejados de forma correta e criativa
para que, efetivamente, mobilize os colaboradores”, opina Castro. “Sem esta
leitura contextual, fica difícil fazer com que o treinamento
leve os profissionais a darem o melhor de si na busca de um objetivo
organizacional”.
Castro enfatiza que, em 2014, espera-se que a realização
desses eventos motivacionais seja afetada em função dos muitos eventos que
ocorrerão no país. “O carnaval será tardio, em março. Em junho, já começa a
Copa do Mundo - que termina no mês seguinte. Logo depois, inicia-se a campanha
para eleições presidenciais”, enumera. “Algumas convenções de vendas, por exemplo,
devem ser adiantadas pelas empresas. Afinal, não se pode abrir mão de uma
ferramenta tão importante e eficaz.”, finaliza o especialista.
Fonte: Administradores
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