Aprenda como se adaptar ao marketing que será mais eficaz no
futuro
Philip Kotler, um dos especialistas em marketing mais
renomados do mundo, palestrou nesta quinta-feira, 7, em evento promovido pelo
Mackenzie numa parceria com a HSM.
O Adnews esteve presente e elenca abaixo 10 dicas que o
professor, considerado o quarto maior guru de negócios pelo Financial Times no
ano de 2005, revelou à plateia.
Confira:
Desafios da nova publicidade
Você sabia que a Unilever já está direcionando 35% de seu
budget publicitário nos EUA para o setor digital? Para Kotler, se uma empresa ainda
não está de olho nisso, é bom ficar alerta.
Segundo o professor, daqui a cinco anos, os budgets das
grandes empresas estarão divididos em 50% para o digital e 50% para o
analógico.
O professor alerta que é preciso, no mínimo, conhecer o
ambiente digital e direcionar pelo menos 10% de seu budget para as ações na
web.
Fique de olho no crowdsourcing
Em suas palestras, Kotler costuma citar uma frase de Will
Rogers, saudoso ator norte-americano, que diz mais ou menos o seguinte:
"Se os anunciantes gastassem a mesma quantia de dinheiro para melhorar
seus produtos como eles fazem em matéria de publicidade, eles não precisariam
fazer propaganda".
Durante sua apresentação, Kotler reiterou este conceito
citando a importância do crowdsourcing. Para ele, um case exemplar é o do
salgadinho Doritos. Há anos a marca veicula anúncios elaborados por fãs. Tudo
no intervalo mais caro da televisão norte-americana: o Super Bowl.
"Se você entender melhor o seu cliente, você também vai
vender melhor", disse. Para Kotler, ouvir o consumidor é uma necessidade,
já que eles sabem tudo sobre sua marca. O conceito de que um comercial na TV
irá dizer "quem é" sua empresa está morto. Nos dias de hoje, um
anúncio em televisão é apenas uma parte de sua estratégia.
Sua marca é amada?
Você já viu algum comercial da Starbucks? Pois é, eles são
raríssimos. O motivo: os fãs divulgam a empresa. Mas para que isso ocorra, é
preciso que eles amem a marca. Como nutrir este amor?
Segundo Kotler, primeiramente, é necessário satisfazer todos
os stakeholders. "Uma empresa não serve apenas aos seus donos. Ela serve
aos consumidores, funcionários, distribuidores e fornecedores", explica.
Além disso, ações com os funcionários, como bons salários e
disseminação da cultura corporativa, também estão na lista.
Invista em Big Data
E se há um campo que faz os olhos de Kotler brilharem é o
Big Data. De acordo com o professor, é nessa área que as empresas precisam
investir. Tanto na contratação de profissionais quanto na especialização deles.
Segundo o professor, é preciso entregar o que o consumidor
quer e o mapeamento de sua clientela é o segredo mais promissor. Para o
especialista, o Brasil precisa capacitar profissionais da área.
Pense Global. Pense nos pobres
A Suíça possui um território de apenas 41 mil quilômetros
quadrados e, aproximadamente, sete milhões de habitantes. Com uma extensão
territorial de cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, o Brasil conta
com quase 200 milhões de habitantes. Pare e pense: quantas marcas globais você
consegue citar de ambos os lados?
Segundo Kotler, o Brasil precisa começar a trabalhar
globalmente. Apesar do protecionismo que pode surgir em alguns países, é
preciso pensar grande.
Mas onde investir e o que lançar? Em dado momento de sua
apresentação, Kotler exibiu um mapa no telão. Ele mostrava o mundo e seus
continentes. Os números diziam que o marketing, até hoje, só se preocupou com a
classe média, o que significa 2 bilhões de consumidores no planeta.
Para Kotler, há 5 bilhões de pessoas que nunca foram
"servidas" pelo marketing.
Fonte: Administradores
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