As empresas precisam se engajar mais com seus acionistas ou
com seus clientes e funcionários?
Para as companhias obterem resultados maiores, muito se fala
sobre a necessidade de terem clientes engajados. Por esse motivo, os
departamentos de marketing são cobrados por ações que façam a audiência se
conectar de forma decisiva com a marca. Sem clientes leais, as firmas têm de
gastar muita energia para crescer.
Internamente, também se cobra muito o engajamento dos
empregados. Assim, o departamento de recursos humanos é muito exigido para atrair
e reter talentos. Afinal, a alta rotatividade limita o crescimento sustentável.
Entretanto, quando observamos o dia a dia das corporações,
vemos que há uma evidente falta de integridade. É fácil observar que elas estão
engajadas exclusivamente com os acionistas, não com os clientes e funcionários.
É difícil imaginar que alguém acorde pela manhã com o desejo de, por exemplo,
esperar longos minutos para falar com um atendente de sua companhia de celular
somente para descobrir que ele não tem poder algum para resolver seu problema.
Também é improvável que uma pessoa pense com inspiração em desenvolver sua
carreira em um lugar onde lhe sejam oferecidos orçamentos cada vez menores para
trabalhar cada vez mais.
Está na hora de parar com a hipocrisia. São as empresas que
precisam se engajar mais com os clientes na solução dos problemas deles. Isso
significa que elas têm de compreender com maior abrangência e profundidade qual
questão seus produtos resolvem. E, desse modo, desenvolver soluções que sejam
relevantes ao mercado, e não apenas aquelas que geram somente maior faturamento
para a empresa. É irritante observar quantas companhias vivem de prolongar
problemas, e não de resolvê-los em definitivo.
Internamente, a questão é mais séria. As organizações deveriam
compreender que baixo custo não pode significar desconforto e descaso com o
colaborador. Quantas vezes os funcionários não pagam com sacrifícios pessoais
algumas tolices geradas pela busca insana do baixo custo? Em vez disso, deveriam pensar no que fazer para colocar
seus funcionários na melhor condição possível para trazer o resultado desejado.
Essa questão do engajamento apenas é uma nova forma de
admitir que, a despeito da tecnologia, a empresa precisa de pessoas.
Entretanto, pessoas cada vez mais estão cientes de seus valores, crenças e
propósitos. Quanto maior a capacidade da empresa de refleti-los nas ações dos
seus líderes, em seus sistemas e símbolos, mais atrairá clientes e funcionários
relevantes para seu crescimento. É uma ilusão achar que o departamento de
marketing, sozinho, ou o RH, isoladamente, pode atrair todos os indivíduos que
a companhia precisa para prosperar.
Essa é uma tarefa que começa com o presidente e passa por
todos os níveis de liderança e pelos funcionários até chegar aos clientes.
Afinal, somente quando enxergamos todos com respeito, dignidade e interesse é
que crescemos de forma sustentável, merecida e duradoura. Vamos em frente!
Fonte: Administradores
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