A cultura organizacional é o conjunto de valores e atitudes
compartilhadas pela empresa e seus stakeholders, por isso é preciso comunicá-la
da melhor forma
Muito se ouve falar sobre cultura organizacional, mas ainda
são poucos os empresários que param para avaliar a eficiência e os benefícios
dela para a sua equipe e, consequentemente, para os seus negócios. Ela deve ser
muito bem pensada e estruturada desde o início porque é quem vai ajudar a guiar
alguns processos dentro da organização e será um ponto importante para atrair e
engajar os profissionais que você considera peças-chave para a sua companhia.
Mas, antes de falar de sua importância, é essencial
entendermos o seu conceito. A cultura organizacional é o conjunto de valores e
atitudes compartilhadas pela empresa e seus stakeholders. Princípios e
estratégias são inerentes a cada modelo de negócio e devem se manifestar por
meio dos valores, práticas, padrões e regulamentos da organização. Eles podem
ter múltiplas origens, embora, em geral, seja algo que parte de seus fundadores
e líderes.
Resumindo, a cultura é a "cola" social da
organização; transmite sentido de identidade para os seus membros; e é um
importante mecanismo que guia e forma as atitudes e comportamento dos
funcionários.
Toda empresa já nasce com uma cultura organizacional, mesmo
sem ser planejada inicialmente, pois os empreendedores acabam carregando o seu
próprio jeito de ser para os negócios. Mas a importância de uma construção
inteligente é muito grande, pois influenciará no modo como o seu negócio será
percebido por seus públicos interno e externo.
Por isso é preciso comunicá-la da melhor forma, pois a
partir do momento em que colaboradores, parceiros e funcionários se identificam
com a organização e seus valores, ficam mais comprometidos com a mesma, e
passam a acreditar em algo maior do que o aspecto financeiro e podem enxergar
que fazem parte de algo realmente importante.
Atrair e manter uma equipe qualificada não é uma tarefa
fácil, mas é crucial para o desenvolvimento e sucesso de um negócio. E, para
isso, uma cultura adequada é aquela que está alinhada aos interesses e valores
da empresa e, que ao mesmo tempo, geram um grande grau de satisfação e
engajamento de seus colaboradores.
É possível moldar, com o tempo, a cultura organizacional
para que haja melhorias no ambiente interno, corrigindo problemas que possam
estar causando insatisfação dos colaboradores, prejudicando a produtividade dos
mesmos e os resultados da organização. Mas como avaliar se ela está sendo
eficiente?
1. Identifique os pontos positivos. Pense nos principais
valores e objetivos que você gostaria que fizessem realmente parte de sua
cultura organizacional. Desenvolva modelos dos comportamentos e ações
desejadas.
2. Invista na formação dos gestores: Eles serão os
principais propagadores da sua cultura organizacional. É preciso investir em
líderes que saberão motivar e reconhecer suas equipes e possam despertar o
engajamento dos colaboradores.
3. Identifique os valores assumidos: Selecione grupos para
entrevistas e questione-os sobre o que fazem e porque fazem, assim poderá saber
identificar se estão alinhados com os seus objetivos e valores.
4. Faça pesquisas no mercado: Busque referências do que as
empresas que você tem como exemplo estão fazendo para reter os seu melhores
talentos. As redes sociais são hoje ótimas ferramentas para atualização
profissional e trazem vários grupos de discussão.
5. Faça pesquisas com o seu público interno: Atualmente,
existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo a elaborar pesquisas rápidas e
pontuais para que entenda melhor a percepção e recepção da cultura atual por
seus colaboradores.
6. Invista em ferramentas reconhecimento descentralizado: Dê
às pessoas o espaço adequado para reconhecer os seus pares pelos comportamentos
positivos relacionados à cultura da organização. Esta é uma importante
iniciativa para garantir que os valores não sejam apenas um quadro na entrada
do escritório, mas, acima de tudo, uma ferramenta que permitirá identificar e
reconhecer aqueles que contribuem diariamente na construção de sua cultura e de
seu negócio.
Como sua empresa gerencia a sua cultura? Compartilhe conosco
suas experiências.
Fonte: Administradores
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