domingo, 3 de novembro de 2013

Realizada a primeira cirurgia no Brasil com o uso do Google Glass

A cirurgia realizada foi uma colectomia direita e o cirurgião contou com a ajuda de outro médico através do Hangout




Foi realizada, no Brasil, a primeira cirurgia com o auxílio do Google Glass, no último dia 25. Com apoio da Onoffre Consulting e o Instituto Lubeck, o Dr. Miguel Pedroso, coordenador do Instituto, utilizou o gadget para assistir a vídeos de orientação do procedimento cirúrgico que realizava e transmitir e receber orientações de um médico a distância através de um Hangout.

A cirurgia realizada foi uma colectomia direita, um complexo procedimento de retirada parcial do cólon. A operação ocorreu no hospital São Camilo, em Salto, interior de São Paulo.

O procedimento faz parte do programa de treinamento "ColoLap", que visa ensinar novas técnicas em cirurgias colorretais laparoscópicas. Entre as técnicas utilizadas, estão os vídeos tutoriais para as primeiras cirurgias feitas pelos alunos."Ter o material em vídeo facilmente acessível por comandos de voz traz segurança para os médicos na hora da operação", comenta o Dr. Miguel Pedroso.

A utilização do sistema de Hangouts para tutorias a distância também se provou muito eficiente. "Com ele, até sete médicos podem fornecer orientações em tempo real ao cirurgião que está realizando a operação. O Google Glass é particularmente interessante nesse sistema, pois os orientadores podem ver o ponto de vista de quem está operando", diz Ricardo Longo, diretor da Onoffre Consulting. O Hangout da cirurgia foi feito entre os Drs. Miguel Pedroso, que estava operando, e Mauro Pinho, que orientava a cirurgia em outro local.

O uso efetivo do Google Glass em uma cirurgia mostra o potencial desse wearable device. Apesar de ainda estar em fase de testes, diversos projetos na Medicina usando o Google Glass já começam a aparecer. A experiência feita pela Onoffre Consulting e o Instituto Lubeck merece destaque especial por já utilizar o aparelho na prática, evidenciando que o Glass já possui aplicação na prática. A tendência é que esses projetos ganhem ainda mais força com o lançamento oficial do produto, previsto para 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!