3 de cada 4 brasileiros prefeririam ter um negócio próprio a
ser um empregado ou funcionário de terceiros; Esta é a taxa mais alta no mundo
O Brasileiro é um povo empreendedor, segundo pesquisa da
Endeavor, o número de empreendedores no Brasil cresceu 44% nos últimos 10 anos.
Mas isso não é tudo, a pesquisa mostra que 28% dos brasileiros já são
empreendedores e que 33% tem vontade de ser. Outro ponto relevante é que
pudessem escolher, 3 de cada 4 brasileiros prefeririam ter um negócio próprio a
ser um empregado ou funcionário de terceiros. Esta é a taxa mais alta no mundo.
"Ponto importante para o crescimento na vontade de ser
empreendedor também está nas facilidades que o governo brasileiro vem
oferecendo, como é o caso do Micro Empreendedor Individual (MEI), que
possibilita que milhares de micros empreendedores saíssem da marginalidade e
com a criação da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) que
permite que uma pessoa física seja titular de todo o capital de uma empresa,
devidamente integralizado", acrescenta
"Se por um lado o empreendedorismo está em alta, também
há o problema do fechamento rápido das empresas, já que as pessoas não possuem
todas as características empreendedoras, apenas conhecendo o produto ou serviço
que querem ofertar. Porém, mesmo para estes casos, é possível o aperfeiçoamento
e ter uma empresa de sucesso", conta o diretor executivo da Innovia.
Veja algumas dicas que Ricardo Barbosa preparou para quem
deseja desenvolver nesse ramo tornando assim um empresário qualificado para o
mercado:
Iniciativa e pró-atividade - Em qualquer empresa, ter
iniciativa e pró-atividade dará destaque, mostra que se é engajado e quer
crescer. O empreendedor, por sua vez, não se preocupará apenas com os demais
funcionários, mas com todos os concorrentes que existem no setor de atuação,
portanto, agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem;
Autoconfiança - O profissional que quer ter seu
empreendimento precisa confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar e
buscar novas formas de solucionar um problema que envolve vários setores.
Análise e Planejamento - É importante analisar os
concorrentes, a economia, os setores externos que há ligação com a sua empresa,
para saber os riscos e as estratégias mais eficazes. Dessa forma é possível
antecipar ações e não apenas apagar incêndios.
Conexões e Criatividade - O empreendedor deve estar atento
às inovações e mudanças do mundo, e saber aplicar essas inovações ao cotidiano
da empresa e ao seu campo de atuação podem levar a um retorno imediato.
Controle - O empreendedor não pode esquecer que ele está no
comando, e que é possível e aceitável delegar as funções, mas não é adequado
entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável
que ela seja. Portanto esteja na frente, crie métodos que possibilite a
visibilidade de todos os projetos em andamento, com o bom e velho relatório.
Liderança - Ser líder não é a tarefa mais fácil de todas,
porém é importantíssimo que o empreendedor saiba liderar com eficácia,
planejar, dividir as funções, reunir e organizar as ações, entre outras
atividades que o líder precisa ter para que a equipe esteja, sobretudo,
motivada e segura por trabalhar com você.
Persistência e Otimismo - Em várias fases a empresa poderá
passar por dificuldades, falta de clientes, crise externa e interna, mas o que
fará com que o barco não afunde é o otimismo e a persistência atrelada com o
jogo de cintura para driblar os problemas. Nesta hora é preciso ter em mente o
seu potencial e suas habilidades e a partir daí iniciar o plano de ação e
conquistar seus objetivos.
Aprendizagem Contínua - O bom profissional, sendo ele
empreendedor ou não, busca se capacitar, portanto se não possuir algumas das
características citadas, aprenda e se especialize para então desenvolvê-las e
aprimorá-las com o conhecimento adquirido.
Fonte: Administradores
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