sexta-feira, 24 de julho de 2015

Startup cria asfalto feito de plástico reciclado,

Rotterdam já manifestou interesse em implantar o projeto na cidade




Em grandes centros urbanos, onde o fluxo de automóveis é constante, como também em rodovias, onde há o transporte diário de cargas pesadas, o asfalto inevitavelmente começa a ceder, e os buracos surgem. Além disso, ainda há a questão do clima, não importa se quente ou frio, que agrava ainda mais o desgaste do material. Para solucionar esse problema, a VolkerVessels, uma startup holandesa, teve a ideia de substituir o asfalto por plástico.

Os idealizadores do PlasticRoad apresentam o projeto sustentável de um tipo de asfalto mais resistente, livre de manutenção e que não sofre corrosão devido a fatores externos. Mais interessante que o projeto, só o fato de que parte da matéria-prima utilizada virá do lixo dos oceanos, recolhendo garrafas e sacos plásticos que são jogados no mar.

A VolkerVessels explica que o material é capaz de aguentar temperaturas que variam entre -40 ºC e 80 ºC, o que pode triplicar o tempo de vida útil das estradas. Apesar do projeto ainda estar em fase de testes em laboratório, para certificação de durabilidade e segurança do material em condições extremas, a cidade de Rotterdam, uma das maiores cidades da Holanda, já manifestou interesse em ser sede do projeto-piloto e substituir o asfalto tradicional pelo PlasticRoad. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!