segunda-feira, 13 de julho de 2015

4 técnicas que te farão um melhor negociador

Um dos aspectos a se considerar é sempre ter uma carta na manga para cada processo de negociação




Um processo de negociação envolve muito mais do que a simples aceitação dos termos acordados entre os participantes, é necessário também uma análise prévia de diversos aspectos que vão desde conhecer a pessoa com quem se faz negócios a ter claramente em mente o que se quer.

Abaixo listamos 4 conselhos recolhidos de um artigo do World Economic Forum e Business Insider.

Ouvir: Uma negociação não é tão simples quanto definir um acordo e aceitar. "Os bons negociadores são aqueles que em todo o caminho da negociação estão sempre escutando", diz George Siedel, professor da Ross School da Universidade de Michigan (Estados Unidos).

Envolver-se gradualmente: "É necessário conhecer o outro lado antes de submergir nele", diz Siedel, adicionando que os estadounidenses, tradicionalmente, têm mais dificuldades para aceitar isto do que pessoas de outras culturas. Se você e sua equipe vão se reunir com representantes de outra empresa, considere reunir-se com eles para beber algo ou jantar na noite antes da negociação. Se trata de construir confiança e aliviar a tensão.

Deve ter claro o que quer: "As pessoas mais ricas do mundo vão à uma negociação sabendo exatamente o que quere", assinalou Siedel. Antes de entrar em uma negociação visualize qual seria o seu cenário ideal. Se você vai vender, deve ter claro o que está disposto a oferecer e se vai comprar, defina o que está disposto a gastar.

Tenha uma carta na manga: Um dos aspectos fundamentais nos cursos de Siedel é ter uma arma secreta em cada processo de negociação, algo que sirva como uma alternativa no caso de ocorrerem mudanças. Siedel também recomenda ter uma melhor alternativa que a do seu oponente para que possa usá-la contra ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!