quarta-feira, 8 de julho de 2015

Liderar tem os seus desafios, mas tem muitas recompensas

Liderar é antes de tudo amar pessoas, doar-se em prol de algo e de alguém, que também, um dia, poderá liderar um outro alguém, crescer, prosperar e ser feliz também




Liderar é bom e sim, tem as suas recompensas!

Liderar não requer apenas atuar com grande número de pessoas em prol de um resultado com recompensas únicas e exclusivamente financeiras, até mesmo porque, por trás de todos os indicadores mensuráveis, colocados em relatórios de indicadores, cheios de gráficos e resultados númericos, certamente foi alguém que idealizou, mobilizou e impulsionou uma ou mais pessoas, a chegar naquele determinado resultado X. 

Daí, então, é que podemos refletir:

Quais as ações e as atitudes, tidas por um determinado líder, para obter junto a uma pessoa ou com toda a equipe o resultado X esperado e, assim, ter chego ao ponto almejado?

Uma das respostas, certamente, é o espírito de busca, que é o carro chefe de toda liderança. É a capacidade que se tem de poder ver e devolver a esperança de uma equipe inteira e que é renovada dia a dia.

Saber que cada um tem a sua contribuição, talento e poderá colher os frutos – quando se realiza um trabalho bem executado –, mesmo que se tenha encontrado no meio do caminho obstáculos que, talvez para muitos, poderiam ser motivos de desistências, tornando o objetivo algo (na concepção deles) totalmente impossível de se alcançar.

Assim, veio mais uma vez o líder e mostrou uma nova visão de atuação, mudando crenças, quebrando paradigmas, visualizando novos caminhos, que tornaram-se novas oportunidades ainda não exploradas. Tudo isso simplesmente porque quem lidera nunca e jamais vai desistir de algo, ou de alguém, pois sempre buscará a esperança para continuar a engajar pessoas, em prol de algo positivo. Ele faz isso sem deixar, é claro, de mostrar a realidade, sem jamais abandonar a figura humana, isso porque encontrou em si, nas pessoas e no que se faz muito amor, além de saber que todos são capazes de contribuir de uma ou de inúmeras formas.

E nada é mais prazeroso a um líder que saber que dia a dia está trabalhando para satisfazer-se plenamente e também que, de alguma forma, está contribuindo para o sonho de um outro alguém. Isso é, antes de tudo, buscar a própria felicidade, encontrando, assim, a confiança, o respeito e a solidificação de sua imagem como uma figura de liderança.

Liderar é dar ferramentas sólidas, ou seja, buscar respostas e mobilizar todos recursos para que as equipes e pessoas possam trabalhar livremente em suas ideias, sem esquecer da importância de sempre estar alinhado com o propósito do resultado que se desejou inicialmente.

Liderar é trabalhar em prol do outro e também das suas conquistas, dos seus ideais. É, com certeza, mostrar que assim como você, outro indivíduo é dotado de inteligências ilimitadas, portanto, capaz de ir adiante.

A liderança envolve mais do que simplesmente execução de uma tarefa. É, antes de mais nada, querer ver o sucesso de equipes e pessoas. É estar a frente, mas, ao mesmo tempo, estar nos batidores, para que, no final de tudo, seja possível subir no palco e aplaudir no momento oportuno as conquistas dos liderados.

É viver para servir!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!