quinta-feira, 30 de julho de 2015

O marketing e as verbas: investir com eficiência ou sumir

"Grandes organizações precisam controlar grandes verbas, alcançar de forma mais constante e eficiente seu público-alvo, fazer mais com menos"




Ao iniciarmos o segundo semestre, o cenário econômico não dá sinais de melhoria. O ano parece que veio mesmo para desafiar gestores e empreendedores a se reinventarem. Verbas enxutas, competitividade acirrada, ambiente hostil para os negócios e para as vendas, soma-se ainda uma tendência de conservadorismo nas áreas de Marketing - mesmo nas grandes organizações -, e a forte ameaça de cair no esquecimento do consumidor, caso a marca se retraia demais.

Não há caminho fácil para o gestor neste ano. Se exagerar nas demissões, não terá mãos para semear e, consequentemente, não terá o que colher quando a tempestade passar. Se minguar totalmente as verbas, vai abrir espaços para a concorrência se mostrar mais facilmente e ela pode conquistar seu consumidor. Uma gestão inteligente, com processos bem desenhados, inovação e foco parecem ser as melhores armas para se vencer a batalha que 2015 nos trouxe.

Em anos como executivo nesse mercado de serviços, não me lembro de viver um momento como este: sim, está difícil para todos. Grandes organizações precisam controlar grandes verbas, alcançar de forma mais constante e eficiente seu público-alvo, fazer mais com menos. E tudo isso brigando para ser entendido pelas áreas de Compras, que por não conhecer a linguagem e as atribuições de Marketing, não alcançam os níveis desejáveis de agilidade e nem de especificações que são exigidos para muitas ações e campanhas.

Descobri há alguns anos que poder contar com um guardião das verbas de Marketing faz toda diferença. Quando cada um se concentra no que faz bem, o resultado final é outro. É fundamental contar com os recursos que a tecnologia e a inovação permitem para alinhar processos, criar padrões de serviços, formar uma rede diferenciada de fornecedores e contar com assessoria profissional para selecionar serviços e recursos mais eficientes, trazendo inteligência à dinâmica de execução das campanhas de Marketing.

É possível agregar tecnologia e indicadores de eficiência à execução das campanhas e ações desenhadas pelas agências e ajudar o Marketing a atingir seus objetivos com maior otimização de recursos. Não se trata de promover leilões ou nivelar por preço, mas executar com mais conhecimento técnico, agilidade, portfólio de soluções diferenciado e poder de negociação.

O mundo globalizado nos exige mais a cada dia. Mais competência, mais transparência e mais disponibilidade para oxigenar processos e ideias. O dinheiro está caro e o mercado não espera por decisões lentas. Chegará melhor em 2016 quem conseguir respeitar seu próprio caixa e entender os valores de sua marca e os anseios de seus clientes e parceiros. Sair de cena pode custar um preço muito alto futuramente; gastar muito além do que se tem para dispor, também. Bom senso parece ser o único caminho.



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