terça-feira, 28 de julho de 2015

Está procurando experiência profissional? Que tal o terceiro setor?

A primeira experiência profissional que você procura pode estar exercendo sua cidadania




Passar no vestibular, ingressar no Ensino Superior, concluir todas as matérias e fazer trabalho de conclusão de curso. Passamos por todas essas etapas até chegarmos efetivamente no mercado de trabalho, mas depois que saímos com nosso diploma na mão atrás do nosso primeiro estágio, trainee ou emprego efetivo, nos deparamos com uma difícil ausência: experiência profissional.

Crescem as empresas que preferem jovens sem nenhuma experiência profissional para ingressarem em um estágio ou trainee, visto que estes não possuem nenhum “vício” profissional e são mais facilmente moldados pela cultura organizacional da empresa. Mas ainda assim, conseguir um primeiro emprego sem experiência prática alguma, principalmente nesse cenário instável da economia e produção brasileira, continua sendo de grande dificuldade.

Para conseguir essa almejada experiência, surge para os universitários uma boa oportunidade: o terceiro setor. Ele cresce absurdamente todos os anos e está ávido por profissionais de qualidade, com conhecimento e vontade de transformar uma realidade social. Visto que os trabalhos são voluntários, o ingresso no terceiro setor acaba se tornando muito mais fácil do que conseguir uma bolsa de estágio ou trainee em uma empresa privada. Também devido ao trabalho ser voluntário, a flexibilidade de horários pode ser mais facilmente adquirida, possibilitando uma organização para não atrapalhar sua rotina de aulas e estudos.

Se você está procurando uma primeira atividade profissional prática para realizar, pense em como você pode ajudar uma ONG de sua cidade com seu conhecimento e apresente sua proposta. Isso enriquecerá você de duas maneiras: seu currículo ficará muito mais interessante para futuros empregadores e você estará exercendo sua cidadania, auxiliando uma causa social. Benefício duplo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!