segunda-feira, 6 de julho de 2015

Como ser Inovador no Trabalho




O mercado de trabalho está cada vez mais exigente no que se refere a conhecimentos e habilidades dos contratados e ser um profissional inovador certamente é um quesito que faz a diferença.O colaborador precisar ser bom em determinado assunto e, além disso, deve ser criativo e inovador. 

Dieter Kelber, diretor-executivo do Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual (Insadi), ressalta que o profissional inovador consegue olhar para um trabalho que é feito há anos da mesma maneira e transformar o processo em algo mais rápido, mais produtivo, com maior valor para o cliente, pois a criatividade e a inovação são temas importantes do mundo corporativo. Não basta ser criativo, você tem que colocar a mão na massa e inovar, fazer acontecer.

A palavra criatividade vem do latim, creare, que significa criar, fazer, elaborar, e do grego, kraire, que quer dizer realizar, desempenhar, preencher. Nas empresas a inovação é o procedimento de introduzir uma ideia, colocando-a em prática. A criatividade não é só um diferencial ela é requisito obrigatório e saber inovar é a condição para continuar no mercado. Criatividade e inovação não são sinônimas, mas andam juntas. Criatividade é pensar coisas novas, inovação é fazer coisas novas acontecerem.

CRIATIVIDADE = FORÇA DE TRABALHO
INOVAÇÃO = RESULTADO DA CRIATIVIDADE

A mais importante das políticas de uma empresa é apostar em seu pessoal e estimular a criatividade todos os dias. Uma empresa se torna criativa quando sua criatividade é utilizada em suas atividades diárias e cotidianas.

E como estimular a criatividade de seus funcionários?

  • Abertura dos canais de comunicação interna e externa;
  • Cultura descontraída e com liberdade para discutir ideias;
  • Feedbacks de gestores e seus colaboradores;


Essas práticas são fundamentais para promover a Criatividade e a Inovação organizacional com plenitude. O trabalho em equipe é outro fator importante, por que muitas vezes ideias são estimuladas através de outras ideias.

Você também pode estimular a criatividade no seu dia-a-dia. Cultive a autoestima, a autoconfiança, o otimismo e o bom humor. Torne as tarefas prazerosas e não uma obrigação. Se você faz sempre as mesmas coisas e frequenta os mesmos lugares, agite sua rotina fazendo coisas diferentes. Faça um caminho novo, faça novas amizades, mude a mesa de trabalho, assista a filmes, leia livros, visite lugares, mude seu visual, isso irá estimular a sua criatividade.

Quando a mente é exposta a novidades, há um estímulo. Não se deve ter medo de se expor, medo do que as pessoas vão falar. Solte-se, mude e crie!

“Sabemos que ninguém nasce pronto. É preciso ter vocação e associar algumas práticas do ‘pensar diferente’ e do questionar”, ensina Kelber. “As pessoas inovadoras têm traços de criatividade, rebeldia, foco, perseverança e, principalmente, acreditam naquilo que propõem. ”

Felipe Scherer, professor da ESPM/RS e sócio da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação, acredita que os profissionais com o perfil inovador ganham mais destaque com o aumento da competição entre as empresas, maiores exigências dos consumidores e a otimização das atividades organizacionais. “A criatividade associada ao conhecimento vai permitir a criação de novas ideias com potencial de se tornarem inovações”.

Scherer relata que “algumas empresas tem criado cargos como gerente e diretores de inovação. Porém, o papel de contribuir com a inovação não deve ser restrito a esses cargos, já que todos na organização devem contribuir com esse processo”.

Confira as sete dicas que os dois especialistas revelam para o profissional se tornar inovador:

  1. Querer é o primeiro passo para inovar. Se temos a convicção ou sentimento que somos inovadores, devemos procurar estar sempre onde existem as condições para que nos desenvolvamos nessa direção.
  2. Ter curiosidade, possuir uma mente aberta, aceitar correr riscos, ser persistente e flexível são características desse tipo de profissional.
  3. Ser inovador não é pura magia. A boa ideia nasce da combinação da observação ou do conhecimento. Conhecer o passado, olhar o presente e pensar (antever) o futuro são ingredientes que fazem surgir às boas ideias.
  4. Busque definir sua Estratégia de Inovação, esclarecendo os tipos e as temáticas desejadas.
  5. São três fatores: oportunidade/problema + criatividade + conhecimento. Aí é que a capacidade criadora entra em ação pela busca de novas alternativas em relação às propostas existentes no mercado.
  6. Utilize os relacionamentos para gerar e desenvolver as inovações.
  7. Se você tem essa personalidade, o ideal é buscar empresas onde a prática da inovação é uma realidade. Ideias que não podem ser postas em prática trazem frustrações.



Reportagem de Carina Silva, Momento do Administrador, 06 de julho 2015.





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