terça-feira, 12 de maio de 2015

Espaço do Administrador > Pensadores da Administração Moderna - 47º Dan Ariely

Dan Ariely  é o quadragésimo sétimo na lista de 50 Pensadores da Administração Moderna,  logo abaixo um pouco de sua trajetória.




47 - Dan Ariely - (nascido em 29 de abril de 1967) é um israelense-americano professor de psicologia e economia comportamental . Ele leciona na Universidade de Duke e é o fundador do Centro Avançado de Hindsight  e também o co-fundador da BEworks. As conversações de Ariely no TED foram vistos mais de 7,8 milhões vezes. Ele é o autor de Previsivelmente Irracional e O Lado Bom da irracionalidade, os quais tornaram-se New York Times best-sellers, bem como a verdade honesta sobre Desonestidade.

Dan Ariely nasceu em Nova York , enquanto seu pai estava estudando para um diploma de MBA na Universidade de Columbia. A família voltou para Israel quando ele tinha três anos. Ele cresceu em Ramat Hasharon . Em seu último ano do colegial, ele era ativo na Hanoar Haoved Vehalomed , um movimento de juventude israelense. Enquanto preparava um esh ktovet (inscrição fogo) para uma cerimônia noturna tradicional, os materiais inflamáveis ele estava misturando explodiu, causando queimaduras de terceiro grau superior a 70 por cento de seu corpo.  Em seus escritos Ariely descreve como essa experiência levou à sua pesquisa em "a melhor forma de entregar tratamentos dolorosos e inevitáveis para os pacientes." 

Ariely é casada com Sumi, com quem tem dois filhos, um filho e uma filha.

Ariely foi um física e matemática importante na Universidade de Tel Aviv , mas transferido para filosofia e psicologia . No entanto, em seu último ano, ele caiu filosofia e concentrou-se exclusivamente na psicologia , na qual ele recebeu seu BA em 1991. Ele também tem um mestrado (1994) e doutorado (1996) em psicologia cognitiva da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill . Ele completou um segundo doutorado em administração de empresas na Universidade de Duke , em 1998, a pedido de Nobel ciências econômicas laureado Daniel Kahneman . 

Após obter seu doutorado, ele ensinou no MIT entre 1998 e 2008, antes de voltar para a Duke University como James B. Duke Professor de Psicologia e Economia Comportamental. Ele era anteriormente o Alfred P. Sloan Professor de Economia Comportamental na MIT Sloan School of Management . Embora ele é um professor de comercialização com nenhum treinamento formal em economia, ele é considerado um dos principais economistas comportamentais .

Ariely foi membro fundador da poderosa ferramenta internet, Simpli. Simpli foi vendida em 2000 para NetZero . Outra empresa que alavancou a tecnologia Simpli WordNet foi comprado pelo Google e eles continuam a usar a tecnologia de busca e de publicidade com a marca Google AdSense .

Em 2001, houve uma aquisição da empresa e foi fundido com uma outra empresa chamada Search123. A maioria dos membros originais se juntou a nova empresa. A empresa foi mais tarde vendida em 2004 para ValueClick , que continua a usar a tecnologia e motor de busca para este dia.

Obras

  • Previsivelmente Irracional: as forças ocultas que moldam nossas decisões . Segunda edição em 2012., HarperCollins , 2008, p. 304, ISBN 978-0-06-135323-9 , OCLC 182521026
  • O Lado Bom da irracionalidade: O inesperado Benefícios da desafiando a lógica no trabalho e em casa, HarperCollins , 2010, p. 352, ISBN 978-0-06-199503-3 , OCLC 464593990
  • A verdade honesta sobre Desonestidade, HarperCollins , 2012, p. 255, ISBN 978-0-06-218359-0 , OCLC 757484553


Artigos

  • Ariely, Dan; Zauberman, Gal (2000), "Sobre a realização de uma experiência: Os efeitos da quebra e combinando experiências na sua avaliação global" (PDF), Journal of Behavioral decisão Fazendo 13 (2): 219-232, doi : 10.1002 / ( SICI) 1099-0771 (200004/06) 13: 2 <219 :: AID-BDM331> 3.0.CO; 2-P
  • Ariely, Dan (1998), "A combinação de experiências ao longo do tempo: os efeitos de duração, alterações de intensidade e medições on-line sobre as avaliações de dor retrospectiva" , Journal of Behavioral decisão Fazendo 11 (1): 19-45,doi : 10.1002 / ( SICI) 1099-0771 (199.803) 11: 1 <19 :: auxílio-bdm277> 3.0.co; 2-b
  • Ariely, Dan; Loewenstein, George; Prelec, Drazen (2003), "Coherent arbitrariedade: curvas de demanda estável sem preferências estáveis" , The Quarterly Journal of Economics 118 (1): 73-106, doi : 10,1162 / 00335530360535153
  • Ariely, Dan; Carmon, Ziv (2000), "Características da Gestalt de Experiências: As características definidoras de Eventos resumidas" (PDF), Journal of Behavioral decisão Fazendo 13: 191-201, doi : 10.1002 / (SICI) 1099-0771 (200004/06) 13: 2 <191 :: auxílio-bdm330> 3.0.co; 2-a
  • Ariely, Dan (2000), "Controlar o fluxo de informações: Efeitos sobre a tomada de decisão dos consumidores e preferências" , Journal of Consumer Research 27 (2): 233-248, doi : 10,1086 / 314.322
  • Ariely, Dan; Wertenbroch, Klaus (2002), "A procrastinação, Prazos e Performance: Autocontrole pelo compromisso prévio" (PDF), Psychological Science 13 (3): 219-224, doi : 10,1111 / 1467-9.280,00441 , PMID 12009041
  • Heyman, James; Ariely, Dan (2004), "Esforço para pagamento: A Tale of Two mercados" (PDF), Ciência Psicológica 15(11): 787-793 (7), doi : 10,1111 / j.0956-7976.2004.00757.x , PMID 15482452
  • Ariely, Dan; Loewenstein, George; Prelec, Drazen (2006), "Tom Sawyer ea Construção de Valor" (PDF), Journal of Economic Behavior & Organization 60: 1-10, doi : 10.1016 / j.jebo.2004.10.003
  • Carmon, Ziv; Ariely, Dan (2000), «Focar o Forgone: Por Value pode aparecer de modo diferente para os compradores e vendedores" (PDF), Journal of Consumer Research 27: 360-370, doi : 10,1086 / 317590
  • Shiv, Baba; Carmon, Ziv; Ariely, Dan (2005), "efeitos placebo das acções de marketing: os consumidores poderão obter o que pagam" (PDF), Journal of Marketing Research XXII: 383-393
  • Mazar, Nina; Ariely, Dan (2006), "A desonestidade na vida cotidiana e as suas implicações políticas" (PDF), Jornal de Políticas Públicas e Marketing 25 (1)
  • Lee, Leonard; Frederick, Shane ; Ariely, Dan (2006), "Experimente, você vai gostar: A influência da expectativa, o consumo, e da revelação das preferências para a cerveja" (PDF), Psychological Science 17 (12): 1054-1058, doi :10,1111 / j.1467-9280.2006.01829.x
  • Ariely, Dan; Michael Norton (Janeiro de 2008). "Como Criar ações, não apenas Revelar-Preferences" (PDF).Tendências em Ciências Cognitivas 12.
  • Ariely, Dan; Por Amir; Ziv Carmon (novembro-dezembro de 2008). "A dissociação entre a avaliação Monetária e Utility Prevista" (PDF). Marketing Science. 6. 27: 1055-1064 doi : 10,1287 / mksc.1080.0364 .
  • Ariely, Dan; Marco Bertini; Elie Ofek (Junho de 2009). "O Impacto de recursos adicionais em avaliações de produtos de consumo" (PDF). Journal of Consumer Research. 1. 36: 17-28 doi : 10,1086 / 596.717 .
  • Ariely, Dan; Gregory S. Berns (3 de Março de 2010). "Neuromarketing: a esperança ea campanha publicitária de neuroimagem nos negócios" . (PDF) Nature Reviews Neuroscience. doi : 10.1038 / nrn2795 .
  • Ariely, Dan; Michael I. Norton; Daniel Mochon (julho de 2012). "O efeito IKEA: Quando o trabalho conduz ao amor"(PDF) Jornal de Psicologia do Consumidor.. 3 22: 453-460.



Reportagem de Carina Silva, Momento do Administrador, 12 de maio 2015.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!