quarta-feira, 27 de maio de 2015

6 dicas para não perder o cliente para a concorrência

As empresas incapazes de realinhar suas estratégias de marketing conforme as mudanças ocorridas no mercado, são as principais responsáveis pela perda de clientes para a concorrência. Confira se você não está fazendo o mesmo e mexa-se enquanto há tempo de salvar o seu negócio




Quando vemos uma empresa de 75 anos de mercado, como a Todeschini, anunciar um reposicionamento da marca e uma mudança em suas estratégias de marketing, conseguimos ver com mais clareza o quanto é importante atualizar para manter-se vivo no mercado, ainda mais por tanto tempo.

As empresas que ainda relutam em acreditar na importância de desenvolver novas estratégias de engajamento com o seu público alvo estão “comendo poeira” no mundo real e virtual e sendo deixadas para trás pelos seus (ex) possíveis clientes.

Isso mesmo, deixada para trás pelos clientes e não só pelos concorrentes.

Hoje quem “dá as cartas” nesse jogo de compra-venda é o consumidor. É ele quem decide o que é relevante, os caminhos que a publicidade deve tomar, como deve ser a lógica de criação de uma campanha e tantas outras variáveis que utilizamos para divulgar uma marca. Todos os profissionais que influenciam os resultados da área comercial, criando ou vendendo, são antes de tudo, ou deveriam ser, estudiosos do comportamento humano.

Os consumidores estão sedentos por informação e na falta dela irão sempre para o caminho mais fácil e econômico que é a comparação de preços. A crise está aí e nada mais lógico que o preço seja o diferencial a ser elegido pelo cliente na falta de outra referência em destaque.

As empresas não podem esquecer que a marca é que confere o diferencial ao produto. É como se fosse a assinatura de qualidade e o aval da empresa para aquele produto. Mas, para que essa “assinatura” tenha destaque perante os olhos do consumidor, as empresas precisam, através de suas campanhas, ressaltar seus valores e promover uma identificação com o seu público alvo.

Confira a seguir 6 dicas para você melhorar o posicionamento da sua empresa no mercado:

1) Não importa há quanto tempo você está no mercado. Mexa-se!

Não justifique a sua falta de ação com o velho discurso que “sempre foi assim” e que você já está no mercado há muito tempo.Tudo muda e o mercado está em constante movimento. Apenas as empresas que forem capaz de reorganizar suas estratégias conseguirão se destacar e manter o seu negócio lucrativo.

2) Fale para o seu público-alvo sobre a sua marca e seus valores

Conte para o seu cliente sobre a história de sua empresa e seus valores. Crie campanhas que impactem emocionalmente o seu público alvo, criando assim, uma maior identificação e desejo em obter produtos da sua marca.

3) Invista em treinamento para a sua equipe comercial, mas invista muito

Não deixe que todo o seu investimento em marketing e divulgação seja perdido em função de um péssimo atendimento. Investir em seus vendedores, seja em seu ponto de venda ou no atendimento do e-commerce, é fundamental para o sucesso do seu projeto. O vendedor deve estar engajado na filosofia da empresa e deve encantar o cliente a ponto de fazê-lo advogar em favor da sua marca. Não deixe que o atendimento em sua empresa contradiga as mensagens de suas campanhas publicitárias.

4) Invista em marketing nas mídias digitais

É crescente o investimento de pequenas e grandes empresas em marketing digital e esse é uma caminho sem volta. Se você ainda está na dúvida se deve investir nesse canal, já está perdendo milhares de oportunidade de negócios para cada minuto que fica parado pensando.

Investir em mídias digitais é investir em um marketing mensurável e tudo que pode ser mensurado traz os melhores resultados. Através das mídias digitais você consegue entender o que funciona e o que deve ser alterado. Além disso, consegue compreender o comportamento do consumidor e criar estratégias mais efetivas.

5) Seja resiliente e não teimoso

Nem sempre bons projetos estão no “time” certo para serem colocados em prática. Seja resiliente para defender sua idéia, mas seja capaz de compreender que existe o tempo certo para cada novo passo. A idéia pode ser ótima, mas o momento pode ser inadequado. Não seja teimoso. Saiba abrir mão de uma boa idéia e seja resiliente o bastante para não desistir de colocá-la em prática na hora certa.

6) Crie uma experiência de compra inesquecível

Não pense apenas na divulgação! Pense e pense muito sobre todo o processo. Crie processos de venda completos e eficientes. Divulgar significa convidar o consumidor para conhecer a sua empresa e você deverá estar preparado para esse momento. Encantar o seu cliente significa deixá-lo feliz a ponto de torná-lo um “defensor e divulgador” da sua marca.

Agora que já leu as dicas, é hora de praticar.

O seu cliente pode estar indo nesse momento comprar no concorrente, exatamente porque ainda não recebeu as informações sobre o diferencial da sua empresa. Identifique o seu diferencial e se não tiver, crie, pois é exatamente esse diferencial que vai te deixar melhor posicionado no mercado.



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