quarta-feira, 26 de março de 2014

TrackR: adesivo-GPS que pode ser grudado a qualquer objeto

Ao instalar o aplicativo fornecido pela empresa no seu smartphone você pode monitorar a localização do TrackR e, consequentemente, do objeto que você não quer perder




O TrackR é uma espécie de dispositivo de comunicação que pode ser grudado a qualquer superfície, seja um celular, um videogame ou até as chaves do seu carro, e tem como objetivo monitorar a localização do objeto através de um aplicativo.

A ideia deu certo. Mais de 150 mil dispositivos TrackR já foram distribuídos gratuitamente pela empresa que fabrica o dispositivo. A fabricante está dando TrackRs, garantindo a propagação do produto e construindo uma base de dados para que outros consumidores tenham interesse em adquiri-lo no futuro.

Como funciona o TrackR?

De acordo com o Phone Halo, o StickR TrackR é um dispositivo wireless pequeno (do tamanho de uma moeda) que pode ser facilmente “grudado” a qualquer item. Seja ele um tablet, um computador ou até em um animal de estimação, desde que a pequena peça fique grudada ao objeto.

Ao instalar o aplicativo fornecido pela empresa no seu smartphone você pode monitorar a localização do TrackR e, consequentemente, do objeto que você não quer perder. O software está disponível para os sistemas Android e iOS.

No app, é possível ativar um alarme sonoro para encontrar o item rastreado em poucos segundos. Há um sistema de indicação de proximidade que sugere quando você está indo na direção correta ou incorreta, sendo que também é possível encontrar o aparelho ao conferir a última posição registrada no GPS.A bateria pode durar até um ano sem grandes dificuldades, segundo a fabricante do produto. Além disso, um único smartphone pode monitorar até 10 itens simultaneamente, e o toque de alerta pode ser personalizado.


E se eu perder meu aparelho cadastrado?

Se você perdeu o celular em que está instalado o aplicativo de localização, a desenvolvedora do TrackR também pensou nessas situação. Um smartphone qualquer, que contenha o aplicativo instalado, pode identificar objetos que possuem o TrackR acoplado. Ao verificar que há itens perdidos nas proximidades, o celular automaticamente envia os dados para o servidor da Phone Halo.




Quando você efetuar login no app em outro celular (você pode baixar o app em outro aparelho qualquer para verificar se alguém encontrou seus pertences), uma mensagem será exibida, informando que alguém achou seus objetos, seja o celular ou as chaves, e dará a última posição de GPS onde os itens foram localizados. Além disso, caso você perca seu celular, é possível configurar para que o TrackR ative o toque do seu celular, mesmo quando o aparelho está no modo silencioso.A ideia da Phone Halo é criar um mundo conectado, em que as pessoas podem monitorar sempre seus pertences e atrapalhar inclusive as artimanhas dos ladrões.




Mesmo que algum criminoso leve seu smartphone ou as chaves do seu carro, alguma hora você vai acabar recebendo a informação da localização do item e vai poder recuperá-lo. A fabricante ainda não deu detalhes sobre preço ou taxas que porventura venha a cobrar para o uso do serviço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!