domingo, 23 de março de 2014

10 motivos para controlar o uso de tecnologia por crianças

A Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Canadense de Pediatria atestam que bebês com idades entre 0 e 2 anos não devem ter qualquer exposição à tecnologia




Não é novidade que dispositivos como celulares, tablets e videogames tiveram seus usos drasticamente aumentados, possibilitando o acesso à tecnologia por crianças ainda muito novas. E esse contato normalmente acontece com bastante frequência, às vezes de quatro a cinco vezes mais do que é recomendado por pediatras, o que pode acarretar graves problemas em sua formação.

Segundo o Huffington Post, a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Canadense de Pediatria atestam que bebês com idades entre 0 e 2 anos não devem ter qualquer exposição à tecnologia. Já as crianças um pouco maiores, entre 3 e 5 anos, devem ter acesso restrito a uma hora por dia, enquanto os que têm entre 6 e 18 anos devem ter acesso restrito a 2 horas por dia.

A seguir estão 10 razões pelas quais pesquisadores não recomendam esse contato tão próximo e constante dos mais jovens com a tecnologia.

1. Impactos no processo de crescimento do cérebro

Na faixa que compreende a maior parte da formação do cérebro da criança, entre 0 e 2 anos, na qual o cérebro triplica de tamanho, o desenvolvimento inicial é determinado por estímulos ambientais ou pela falta dele. O exagero de estímulos que a tecnologia pode causar pode afetar negativamente o funcionamento cognitivo, além de causar déficit de atenção, dificuldade no aprendizado e diminuição da capacidade de autocontrole.

2. Atraso no desenvolvimento

O uso da tecnologia restringe o movimento, o que pode resultar em atraso de desenvolvimento, já que o movimento melhora atenção e a capacidade de aprendizagem. Atualmente, uma em cada três crianças entra na escola com problemas, impactando negativamente o aprendizado e o desempenho escolar.

3. Obesidade

O uso de TV e videogame está diretamente ligado ao aumento da obesidade. Crianças com dispositivos eletrônicos em seus quartos têm 30% de aumento na incidência de obesidade. Hoje, uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso. 30% das que têm obesidade irão desenvolver diabetes e os indivíduos obesos têm maior risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco precoce, diminuindo sua expectativa de vida.

4. Privação do sono

60% dos pais não supervisionam o uso de tecnologia de seus filhos e 75% destas crianças utilizam esta tecnologia de seus quartos. 75% das crianças com idade entre 9 e 10 anos não dormem para ficarem conectadas e, como resultado, suas notas na escola são negativamente impactadas.

5. Doenças mentais

O excesso de tecnologia está implicado como a principal causa das taxas crescentes de depressão infantil, ansiedade, déficit de atenção, autismo, transtorno bipolar, psicose e comportamento infantil problemático. De cada seis crianças canadenses, pelo menos uma tem uma doença mental diagnosticada, muitas das quais estão em uso de medicação psicotrópica perigosa.

6. Agressão

Conteúdo de mídia violento pode causar agressividade infantil. Com o número de casos de violência física e sexual sempre em crescimento na mídia atual, as crianças vão, cada vez mais, sendo expostas a isso. Jogos, como “Grand Theft Auto V”, retratam sexo explícito, assassinato, estupro, tortura e mutilação, assim como fazem muitos filmes e programas de TV. Por ser catalisador nos casos de agressão infantil. Os EUA classificaram a violência midiática como risco à saúde.

7. Demência digital

O número de informações que as crianças absorvem pode contribuir para o déficit de atenção, como também contribui para o baixo rendimento da capacidade de concentração e de memória, pois o cérebro elimina trilhas neuronais no córtex frontal. Crianças incapazes de se concentrar são crianças incapazes de ler.

8. Vícios

Com o crescimento do vício dos pais em tecnologia, decrescem os cuidados e o apego com os filhos. Na falta de controle paterno, as crianças se conectam aos dispositivos, gerando dependência também em seus filhos. Uma em cada 11 crianças com idades entre 8 e 18 anos é viciada em tecnologia.

9. Emissão de radiação

Em 2011, a OMS (Organização Mundial de Saúde) classificou telefones celulares (e outros dispositivos sem fio) como um risco de categoria 2B (possível cancerígeno), devido à emissão de radiação. James McNamee, da Health Canada, emitiu um aviso de advertência dizendo: “As crianças são mais sensíveis do que os adultos a uma variedade de agentes – como seus cérebros e sistemas imunológicos ainda estão em desenvolvimento – então você não pode dizer que o risco seria igual para um jovem adulto quanto é para uma criança”. Em 2013, um estudo feito pelo Dr. Anthony Miller, da Universidade da Escola de Saúde Pública de Toronto, descobriu que a exposição à radiofrequência deveria ser classificada como 2A (provável cancerígeno) e não um 2B (possível cancerígeno).

10. Falta de sustentabilidade

As maneiras pelas quais as crianças são criadas e educadas com a tecnologia já não são sustentáveis. Crianças são o futuro, mas não existirá futuro para crianças com overdose de tecnologia. Cuidar disso é urgente, necessário e precisa ser feito em conjunto, a fim de reduzir o uso de tecnologia por crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!