quarta-feira, 19 de março de 2014

Europa aprova lei que obriga carregador padronizado para dispositivos eletrônicos

Medida poderia obrigar a Apple, que utiliza tecnologia proprietária, a adotar conectores universais




O Parlamento Europeu aprovou na última sexta-feira (14) uma proposta que permite à Comissão Europeia introduzir no mercado um "carregador universal" para dispositivos móveis. Com isso, companhias desenvolvedoras de smartphones e tablets teriam de adotar o novo padrão europeu de entradas para carregadores. O prazo para implementação é de 3 anos.

A medida pode ser especialmente desvantajosa para a Apple, que investiu alto no conector lightning, sua tecnologia proprietária. Além se se adequar ao design dos aparelhos, o conector de 8 pinos é projetado para ter mais eficiência em iPhones e iPads. A empresa ainda não se manifestou publicamente sobre a norma.

A norma está sendo discutida junto aos fabricantes desde 2010. Uma das motivações é ecológica: visa à redução do descarte de lixo ecológico, já que quando um novo aparelho é adquirido, o carregador do antigo é descartado. Para Antonio Tajani, comissário europeu para a Indústria e Empreendedorismo, a aprovação "representa a base para mais inovação e crescimento no setor das tecnologias móveis".

De acordo com a Comissão Europeia, que propôs a padronização, "os fabricantes, importadores e distribuidores terão de respeitar um conjunto de obrigações claras, de modo a garantir a conformidade dos equipamentos de rádio colocados no mercado da UE. Além disso, o alinhamento das regras de equipamentos de rádio com outra legislação aplicável ao mercado interno dos produtos vai diminuir os custos de conformidade para as empresas, especialmente para as pequenas e médias empresas".

Os equipamentos de rádio incluem, além dos smartphones e tablets, receptores de GPS e dispositivos sem fio que emitem comando para abrir automóveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!