segunda-feira, 31 de março de 2014

Artista inglês cria "museu aquático" com esculturas

Com 420 metros quadrados e peso total de 200 toneladas, obras ficam na costa do México




O eco-escultor inglês Jason deCaires Taylor criou um enorme museu subaquático usando 450 esculturas em tamanho real, que foram colocadas no fundo do oceano em águas próximas a balneários mexicanos. De acordo com a BBC, o museu ocupa uma área de 420 metros quadrados e as esculturas têm um peso total de 200 toneladas.

Feitas com um tipo de cimento especial que permite o crescimento de recifes de corais ao seu redor, as esculturas eram colocadas cuidadosamente no fundo do mar. Com o tempo, as obras de arte atraíam a vida marinha, tornando-se recifes vivos.

Taylor admite que sua obra tem um conceito filosófico e humano por trás, além do estético. "Nos últimos 20 anos, nossa geração viveu mudanças rápidas, tecnologicamente, culturalmente e geograficamente. Sentia que isso nos deixava com uma sensação de perda. Meu trabalho tenta registrar alguns desses momentos", diz o inglês, já que seu trabalho depende do lento processo natural da vida marinha. "É uma evolução ambiental, intervenção artística como uma forma de crescimento ou balanceamento do nosso relacionamento com a natureza", completa o artista.

O Musa, nome dado ao museu subaquático instalado nas águas de Cancún, Isla Mujeres e Punta Nizuc, no México, foi financiado por integrantes do Parque Marítimo Nacional, da Associação Náutica de Cancún e pelo próprio Taylor.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!