quarta-feira, 26 de março de 2014

MP tem mais de 60 denúncias de fraudes no sistema de cotas da Uerj

O mais recente e de conhecimento público é o da estudante Vanessa Daudt, do curso de enfermagem, que em sua página do Facebook se declara loira para uma amiga e ingressou na faculdade por meio de cotas ao comprovar baixa renda e afirmar ser negra ou índia




Desde 2007 recebendo denúncias anônimas, hoje, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro acumula mais de 60 casos de fraudes no sistema de cotas da Uerj, sob investigação dos promotores de Justiça. O mais recente e de conhecimento público é o da estudante Vanessa Daudt, do curso de enfermagem. Vanessa, que em sua página do Facebook se declara loira ("Sou loira, p...") para uma amiga, ingressou na faculdade por meio de cotas ao comprovar baixa renda e afirmar ser negra ou índia.

Como cotista, a estudante que ocupou o 122º lugar na classificação geral de um curso com 80 vagas enfrentou uma concorrência de 2,19 alunos por vaga. Se não tivesse entrado pelas cotas, Vanessa teria que derrubar quase 12 concorrentes para conseguir sua vaga no curso.

As denúncias se acumulam no Ministério Público, pois os candidatos se aproveitam da fragilidade da lei 5.346 - que regulamenta o sistema de cotas na universidades estaduais do Rio. Para a lei, basta se declarar negro ou índio e apresentar comprovante de baixa renda, para ser considerado cotista.

A vantagem é clara: há consideravelmente menos candidatos na concorrência por cotas do que na concorrência geral. A lei determina que "cabe à universidade criar mecanismos de combate à fraude", mas até agora a Uerj não se pronunciou sobre os casos que ocorrem na instituição.

Os promotores querem encontrar, no âmbito criminal, uma saída para os problemas. A aluna Vanes, defendeu seu direito às cotas, na última sexta-feira. Ela declarou-se "carente" e que poderia dizer que era da cor que quisesse, declaração esta que atinge a origem dos problemas das cotas raciais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!