quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Magali obscena: um clássico exemplo de falha nos processos

Escola utilizou paródia da Turma da Mônica achando que era original




Muitas vezes, dentro de uma organização, os processos se tornam tão inúteis ou engessados que ninguém consegue entender para que servem ou por que têm que segui-los. A burocracia virou sinônimo de ineficiência. Processos falhos ou que têm etapas negligenciadas, no entanto, podem ser tão perigosos quanto um amontoado de papéis que precisam ser assinados e carimbados por 15 diretores e ter as firmas reconhecidas em cartório antes de seguirem para a sala ao lado, informando que o cafezinho da tarde está sem açúcar. O caso de uma tirinha de Maurício de Souza utilizada em um exame aplicado a estudantes de ensino fundamental é um exemplo claro disso.

Virou assunto na internet uma prova aplicada a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Luiza Batista de Souza, em Rio Branco/AC. Em uma das questões do material, os alunos são orientados a analisar uma tirinha da Turma da Mônica. Até aí, tudo bem. Mas, em um dos balões de fala da personagem Magali, uma palavra obscena (ver imagem acima) chamou atenção de pais dos estudantes, que ficaram chocados e foram pedir explicações à instituição de ensino.

E aí veio a explicação nesta terça-feira (29), por meio de uma nota publicada pela escola. Quem elaborou a prova copiou a tirinha da internet, colocou no material e pronto, na certeza de que se tratava de uma historinha simples e inocente de Maurício de Souza. No entanto, a pessoa não percebeu que aquilo se tratava, na verdade, de um meme parodiando a tira original (ver imagem abaixo).


"O erro, que a equipe escolar reconhece e assume com humildade, resultou de uma operação de 'copiar e colar' na internet. O original da referida prova, anexo, traz a tirinha original da ‘Turma da Monica’ do escritor Mauricio de Souza. Ao acessar a internet não se teve o cuidado devido de observar a versão que estava sendo copiada, cujo conteúdo é impróprio e não recomendado para uma instituição escolar", diz nota da escola.

Sua opinião: o que a gestão de processos têm a ensinar para essa escola?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!