sábado, 26 de outubro de 2013

Competitividade no Mercado e Competitividade para Administradores




Para Porter(1993), o conceito mais adequado para a competitividade é a produtividade. A elevação na participação de mercado depende da capacidade das empresas em atingir altos níveis de produtividade e aumentar com o tempo. A estratégia empresarial teve sua origem na teoria neoclássica, pois estava de olho no desempenho (lucro da entidade) que era explicado apenas pela estrutura de mercado (teoria estruturalista). A partir desta analise empírica do comportamento das empresas, dada a competitividade, buscou outra maneira de explicar o lucro, uma vez que somente através da estrutura de mercado não conseguia esclarecer como o lucro era obtido. Então o lucro passou a ser explicado a partir da conduta (estratégia) adotada pelas empresas (teoria comportamentalista).

A competitividade empresarial resume a obtenção de uma rentabilidade superior às empresas concorrentes em um determinado seguimento de atividade. Com o mercado cada vez mais aberto, outras empresas com produtos iguais, mas com melhores condições de preço e qualidade, podem, a qualquer momento, vir a competir numa determinada região. É importante a empresa ter qualidade no âmbito nacional. Portanto é preciso cada vez mais ter "qualidade total" e estar preparado para a competição global que está cada vez mais frequente, pois diariamente novos concorrentes entram no mercado.

As vantagens de fazer a análise de custos, baseia se numa pesquisa minuciosa por preços mais baixos, sendo assim, uma produção em grande quantidade, compra de muita matéria- prima, faz com que a empresa encare de frente seus concorrentes. Assim as empresas se esforçam para, conseguirem preço muito mais baixo e tornando o mercado bem competitivo tanto para conseguirem mais clientes como para conseguirem mercadorias de boa qualidade com preços excelentes para revenda.
No geral as empresas que ainda estão se inserindo no mercado, tem custos mais elevados em comparação as empresas já existentes no mercado, causando grandes dificuldades de se manterem no mercado, pois as marcas existentes já tem a preferência do cliente e as novas empresas precisam “cativar” os clientes, tendo que fazer grandes investimentos em publicidade para chamar a atenção do público.

Em clima de grande rivalidade entre competidores, cria se um meio ameaçador aos gestores, o qual entram em dificuldades em obter os recursos necessários as empresas, sendo necessárias várias estratégicas que sejam viáveis. Caso os gestores não estiverem preparados acabam sendo “engolidos” pela concorrência que diga se de passagem é gigantesca, por isso a necessidade de que os administradores estejam sempre preparados para os desafios com longas visões estratégicas.


“Se o clima for de baixa competitividade, os gestores terão melhores oportunidades para garantirem os recursos necessários para cumprirem os objetivos”. (Wikipedia, Gareth R. Jones, 2009)


Carina Silva,  Momento do Administrador, 26 de Outubro 2013. 





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