terça-feira, 15 de outubro de 2013

“127 Horas”

“127 Horas” é um grande filme que chama atenção para as coisas que realmente importam na nossa vida




A história real de um alpinista que ficou preso por cento e vinte sete horas a uma montanha poderia gerar uma infinidade de filmes. A maioria deles classe B, com atores desconhecidos, diálogos infames e muito sangue desnecessário. Poderia, mas não foi o caso de 127, simplesmente porque o roteiro caiu nas mãos do talentoso diretor Danny Boyle, responsável por sucessos como “Quem quer ser um Milionário” e “Transpotting”. Mas vamos ao filme...

Em maio de 2003 o alpinista Aron Ralson saiu sozinho para escalar o canyon Bluejohn, no estado americano de Utah. Apaixonado pelo esporte, Ralson encontrava paz de espírito nessas aventuras, aproveitando ao máximo a solidão e o contato com a natureza. Mas, o que era para ser apenas mais um passeio de fim de semana, torna-se um pesadelo quando uma grande pedra se desloca, prensando seu braço contra um paredão de rocha. Começam aí as cento e vinte sete horas do título, o tempo que o protagonista fica com a vida em risco, preso a uma montanha, com pouca água e comida.

É difícil falar do filme sem estragar as surpresas, mas 127 é um grande filme que chama atenção para as coisas que realmente importam na nossa vida. É irônico ver o protagonista, alguém que sempre deu valor a solidão, perceber que é, justamente, a conexão com outras pessoas, o que mais importa na vida. Chama a atenção também a maneira com que Aron reage à perspectiva da morte certa. Ao invés de raiva e amargura seus sentimentos são justamente de amor e saudade. De posse de uma camcorder ele começa a gravar depoimentos divertidos e recheados de mensagens positivas para os pais e entes queridos, na esperança de que, no caso de sua morte, a fita chegue as mãos da sua família.

Não vou estragar a surpresa, mas é praticamente impossível falar da maior lição do drama sem comentar o final da história. Saber disso não invalida, em hipótese alguma, o valor do filme, mas se você não quer saber mais sugiro que pare de ler o texto por aqui. Ainda comigo? Pois bem, a maior lição de 127, o que fez com que Aron Ralson sobrevivesse para contar sua história de vida, é justamente sua capacidade de deixar algo tão importante para trás na busca da sobrevivência. Ao perceber que não conseguiria soltar-se sozinho da rocha e que as chances de um resgate eram praticamente inexistentes, Ralson decide cortar o próprio braço para escapar da morte. Por mais difícil que seja essa decisão, foi ela que salvou sua vida.

Trazendo para o mundo empresarial, quantas vezes nos deparamos com empresas que mínguam, tornam-se irrelevantes ou simplesmente deixam de existir pela falta de coragem de tomar uma decisão semelhante? Deixar um pedaço de si para trás para sobreviver, e tornar-se mais forte depois disso. É uma grande lição para a vida e para os negócios. Prova disso é que Aron continua escalando até hoje, depois do acidente já subiu ao topo do Kilimanjaro e planeja uma investida ao Everest. Atualmente, ele cobra $25.000 por palestras, nas quais compartilha a sua história fantástica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!