sábado, 4 de maio de 2013

Os Conselhos de Bill Gates


Bill Gates, um dos maiores ícones do mundo dos negócios, nos dá alguns conselhos em como prosperar nesse mundo de grandes mudanças e intensa competitividade




No final do século passado e no início dos anos 2000, o empreendedor e homens de negócio mais admirado do mundo era o Bill Gates. Além de um gênio da inovação e da criatividade, Gates foi, e ainda é, um exemplo de administrador e empresário, que mudou o mundo, criando produtos e serviços que transformaram as sociedades e criaram uma nova cultura mundial.

Criador da Microsoft, empresa que por vários anos ficou no topo da lista das empresas mais valiosas, influenciando diversos outros setores da economia e do mundo dos negócios, Gates se tornou o homem mais rico e bem sucedido do mundo, chegando a possuir uma fortuna de US$ 100 bilhões.

Ainda hoje figurando entre os mais ricos e mais influentes empresários, Gates dedica boa parte do seu tempo a causas humanitárias e que tenham objetivo de transformar a vida no planeta. Uma das áreas que mais tem interesse é a educação. Ele não tem medido esforços para contribuir com o desenvolvimento de novas formas de aprendizado e ensino.

Como grande ativista desta causa, Bill Gates, sempre tem participado de eventos onde há uma forte presença de jovens e adolescentes. São palestras e discursos em seminários, encontros, formaturas, dentre outras ocasiões, onde possa passar um pouco de sua grande experiência como, empresário e homem que mudou o mundo como conhecíamos.

Dentre seus inúmeros conselhos para os jovens, destaco aqui os dez escolhidos pelo autor Des Dearlove, que estão citados no livro “O estilo Bill Gates de Gerir” (Editora Gente). São eles:

1. Esteja no lugar certo na hora certa – Uma mistura de sorte e planejamento; nem tudo acontece por acaso;

2. Apaixone-se pela tecnologia – Não há como progredir sem ela; Resistir é perder tempo. Seja sua aliada;

3. Não faça prisioneiros – Procure empoderar pessoas; Faça elas livres e ajude a reconhecerem que tem asas;

4. Contrate gente muito inteligente – Procure gente boa, os melhores para estar ao seu lado;

5. Aprenda a sobreviver – Se conscientize que há momentos de bonança e momentos de crise. É preciso saber lidar com as duas situações. Como disse Gates: “A vida não é fácil — acostume-se com isso”.

6. Não espere agradecimentos – Faça as coisas por você, às coisas que você acredita, para que você se realize. Não espere que venham te dar tapinhas nas costas;

7. Assuma uma posição visionária – Esteja sempre à frente; Estude o futuro, já que é nele que viveremos; Não se contente somente com o presente;

8. Cubra todas as bases – Tenha uma visão sistêmica, mesmo que você seja um especialista. Não se contente com as partes, é preciso compreender e dominar o todo;

9. Construa uma empresa do tamanho de um byte – É preciso estar no mundo virtual. Não há saídas. Não há opções. Ou se está lá, ou em breve você será excluído do mundo físico, aquele de tijolo e cimento;

10. Nunca, jamais, perca a bola de vista – Estejam atentos as mudanças, para onde estar ido o setor que você atua. Não deixe de seguir seus passos. Não tire o olho daquilo que interessa aos seus negócios.

Esses são apenas alguns dos ensinamentos que Bill Gates tem deixado para todos nós. Muito produtivo ainda, ele continua sendo uma das pessoas mais influentes do mundo e que tem pautado e influenciado a sociedade global.

Para todos aqueles que acreditam na força do conhecimento e do aprendizado, seguir os passos e os conselhos de Gates, é um exercício sábio para o desenvolvimento pessoal. Por isso, invista um pouco de seu tempo para conhecer mais sobre ele, suas ideias e realizações. Estejam atentos aos seus passos, eles podem dizer muito sobre o nosso futuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!