O autoconhecimento proporciona melhoras significativas em
produtividade, mas porque utilizamos pouco esse recurso?
Muitas vezes procuramos conhecer bem a função que exercemos
e suas principais atribuições, direitos e deveres; podemos fazer uma extensão
para um produto e suas características, o campo para o conhecimento em uma
empresa e suas aplicações é muito amplo.
Mas o conhecer a si próprio, não é uma grande busca, em geral
acreditamos que já temos esse conhecimento, a dimensão de capacidades e limites
já está delineada; esse é o grande empecilho para o maior desenvolvimento
potencial dos profissionais, a falta de autoavaliação.
Em uma empresa, se fizermos um questionamento sobre qual
finalidade deste método todos saberão responder; o grande impasse surge entre o
saber e o efetuar.
Qual a validade real disto?
Existem alguns benefícios claros e intrínsecos na
autoavaliação: em primeiro lugar ampliamos nossos horizontes, pois através do
conhecimento de si mesmo, conseguimos detectar nossos pontos fortes e fracos; e
consequentemente, as necessidades de maior empenho e aprimoramento tanto no
pessoal quanto no profissional. Em segundo
lugar, melhora o nível de atenção nos pontos críticos, que por sua vez, reduz o
índice de erros. Os relacionamentos
tendem a melhorar, o nível de compreensão aumenta, pois as pessoas conseguem se
enxergar nos erros dos outros, entre tantos outros benefícios.
Para uma boa autoavaliação existem algumas necessidades
entre elas a veracidade, porque a ninguém te conhece tão bem quanto você mesmo;
não existe a necessidade de mentira, pois você é o próprio avaliador e
avaliado. Humildade para reconhecer as
qualidades e defeitos.
Mas essa avaliação do próprio desempenho não produz
resultado, é apenas uma análise sintomática, digamos um diagnóstico, não é a
solução em si.
A atitude é a única forma de conseguir obter resultados, e
com uma garantia, a de bons resultados.
A primeira pessoa que tem a ganhar é o próprio profissional, em todas as
dimensões e com aprimoramento muito acima da média, e posterior a empresa, que
obtêm deste, frutos de uma experiência sadia.
Cabe então a nós líderes conseguirmos dentro de
nosso meio profissional, demonstrarmos aos liderados que esta autoavaliação tem
a acrescentar a todos, mensurando dados,
e de modo singular, destacar as qualidades e ser uma ferramenta de auxílio
para a melhoria continua
Fonte: Administradores
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