O Estresse pode
ser definido como uma situação psicológica ou física que pressiona as pessoas
de tal forma que gera uma grande tensão.
Vale a pena ressaltar que nem sempre o estresse é ruim, ele possui seu lado positivo onde o indivíduo
alcança um desempenho altíssimo, como superar um limite.
Existem três grupos de fatores de estresse no trabalho.
·Fator Individual - O Estresse depende
de cada indivíduo e seus sintomas podem ser físicos psicológicos ou
comportamentais. Por vezes em um grupo de pessoas algumas delas estão mais
estressadas do que outras, mesmo que todas estejam expostas aos mesmos fatores.
·Fator Ambiente - Envolvem as incertezas
econômicas, as incertezas políticas, incertezas tecnológicas e o terrorismo. Em
períodos de crise econômica pode ser uma fonte de muito estresse, como
ocorreu em 2008, quando profissionais do
oriente acabaram com suas vidas em atos suicidas, devido a uma crise que afetou
o mundo economicamente.
·Fator Organizacional – Esta relacionada
à demanda de tarefas, à demanda de papéis, à demanda interpessoal, à estrutura
organizacional, à liderança organizacional e ao estágio de vida de uma
organização. Em estudos recentes realizados na Europa “ o chefe pode causar
danos à saúde dos funcionários”(NATIONAL INSTITUTE FOR HEALTH AND CLINICAL
EXCELLENCE, 2009). Então como forma de amenizar esses riscos aos colaboradores
recomenda-se elogios às tarefas desempenhadas,horários flexíveis e folga de
acordo com o desempenho de cada um dos trabalhadores.
Muitos não percebem qual é o seu limite pessoal e acabam por
ultrapassa-lo e o corpo acaba sofrendo as consequências da falta de descanso
necessário e passa a dar sinais de que tem algo errado. Em geral esses sinais
são dados pelo estômago, a cabeça, a coluna, os rins, entre outros, cada pessoa
sente de uma maneira diferente, pois nosso organismo é muito inteligente.
Existem vários sintomas decorrentes de estresse, mas nem sempre são
consequências dele, e ainda pode ser confundido como assédio moral no trabalho.
Fatores relacionados ao Estresse
Fatores Individuais –
Estão relacionados ao indivíduo fora da organização. Relacionamentos
familiares, relacionamentos amorosos e problemas econômicos, pesquisas apontam
também a personalidade do indivíduo.
Saúde – O Estresse
causa mudanças no metabolismo, aumento do ritmo cardíaco e respiratório,aumento
da pressão sanguínea, dores de cabeça e até infarto.
Sintomas Psicológicos
– Insatisfação, tensão, irritabilidade, ansiedade, tédio, cansaço, entre
outros.
Sintomas
Comportamentais – Queda de produtividade, absenteísmo, rotatividade,
mudança de hábitos alimentares, choro, consumo de álcool e drogas, inquietação,
insônia e verborreia.
Administrando o Estresse
Administrar o estresse individual e organizacional é
fundamental para um melhor desempenho do colaborador.
Estresse Individual
– Deve se administrar a partir de atividades como exercícios de relaxamento,
prática de exercícios físicos, administração do tempo e aumento da rede social
(convívio com outras pessoas).
Estresse
Organizacional – Para controlar o estresse
deve se selecionar e recolocar pessoas, também é fundamental o
treinamento, o estabelecimento de objetivos e metas, o replanejamento, o
envolvimento dos funcionários nas decisões e a comunicação organizacional.
“ Por mais brilhante que a estratégia seja, você deve sempre
olhar para os resultados”.
Winston Churchill
Reportagem de Adm Carina Silva , Momento do Administrador 23 de maio 2013.
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