Treinamento e Desenvolvimento - T&D, a exemplo de
formações em Coaching, que buscam ampliar e desenvolver as competências,
aprimorar e habilidades são bem vistas
Muito se fala em gestão de pessoas, em perfis de
colaboradores, em retenção de talentos e nas melhores empresas para se
trabalhar, e isso converge na importância de valorizar o capital humano. Mas o
quanto os gestores, líderes e profissionais de recursos humanos estão
preparados para se adequar a esta nova tendência?
O que é certo, segundo pesquisa feita por Cyntia Montgomery,
professora de Administração de Empresas da Harvard Business School, é que
investir em pessoas é sempre o melhor caminho. Assim, foi constatado em suas
pesquisas que, para superar uma empresa que tem como base o investimento em
pessoas é preciso pelo menos sete anos de tentativas. Enquanto que, as empresas
que investem apenas em seus preços de produtos levam apenas 60 dias para serem
superadas pela concorrência, por exemplo.
Embora a realidade e pesquisas comprovem esta afirmação
existem profissionais, que mesmo lidando há anos com gestão de pessoas ainda
são céticos e resistentes aos processos que estimulam a valorização das pessoas
e ainda preferem os modelos com foco apenas nos resultados. Empresas com essa
cultura organizacional geralmente são as que não conseguem reter seus talentos
e manter os colaboradores motivados, pois o foco está apenas no lucro em si.
Felizmente de outro lado, de forma crescente, há uma leva de
profissionais de RH e Gestão de Pessoas que estão antenados com as
necessidades, tantos das organizações quanto de seus colaboradores. Esta
geração de gestores tem foco no investimento em capacitação e qualificação dos
liderados.
Nesse sentido, Treinamento e Desenvolvimento - T&D, a
exemplo de formações em Coaching, que buscam ampliar e desenvolver as
competências, aprimorar e habilidades são bem vistas.
Formações que oferecem capacitação são bem-recebidas pelos
colaboradores, pois reafirmam a confiança da empresa em seu potencial e dá a
estes a segurança necessária para continuarem na organização, a contribuir com
ideias, inovações, melhorias e trazer resultados ainda mais efetivos.
O investimento das empresas nas pessoas é fundamental nos
resultados e, é uma competência essencial que deve ser estimulada também pelos
líderes, pois buscar ampliar a visão e focar no desenvolvimento dos
colaboradores e da empresa, de forma sistêmica, é investir em melhorias
contínuas para todos.
Fonte: Administradores
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