Estudo desenvolvido pela WMcCann revela fatores que são
decisivos no momento da escolha da compra em uma das datas mais importantes do
varejo nacional
Até o próximo domingo, milhões de brasileiros escolherão
seus presentes para suas mães, mas fazê-la sentir-se especial não é o primeiro
item a ser levado em consideração na hora da compra. O principal motivador na
escolha de um produto é fazer com que a presenteada se destaque entre outras
mães, como irmãs e cunhadas. Além disso, o comprador também busca se destacar
perante irmãos e outras pessoas que estejam entregando presentes. A constatação
é de uma pesquisa da WMcCann e ajuda as marcas a posicionarem melhor suas ações
na hora de conquistar o consumidor.
O relatório faz parte de um projeto que pretende entender
não apenas do Dia das Mães, mas também outras datas significativas para o
varejo, como Natal, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças. O
estudo “A verdade sobre a sua próxima promoção” tenta compreender os fatores
que são decisivos na escolha de presentes nestas datas, servindo de guia para
que as marcas criem estratégias mais assertivas. No Brasil foram ouvidas mil
pessoas e a análise identificou que o brasileiro está entre os mais competitivos
quando se investiga a motivação por trás do ato de presentear.
Todos os entrevistados afirmaram que a primeira motivação é
fazer com que a sua mãe se destaque entre outras mulheres do grupo. O segundo
maior motivador de compra, com 83,3% dos votos, é buscar superar o presente
dado pelos irmãos e outros familiares. Na terceira colocação, com 64,4% está o
objetivo de fazer a mãe se sentir importante, poderosa e especial. “O que se
percebe é que sempre existe uma motivação mais ligada ao status. Uma delas é
fazer com que a mãe seja percebida como mais interessante e moderna. O filho
acaba se imbuindo desta necessidade de trazer para a mãe algo que a diferencie.
É um tipo de retribuição, mas também tem o objetivo de destacá-la”, afirma
Luana Azeredo, Gerente de Planejamento da WMcCann, em entrevista ao Mundo do
Marketing.
Marcas devem ser vetores da surpresa
A partir deste levantamento, a WMcCann pretende orientar
empresas de todos os setores a se posicionarem e atingirem melhores resultados
durante a data, uma das mais importantes do varejo nacional, principalmente
quando se verifica que a questão do status pode ter mais peso que aspectos
sentimentais na escolha do produto. “Ao dar um bom presente, o filho não está
só mostrando que pode. Ele quer também se diferenciar dos irmãos, pois é uma
competição dentro da própria família. Embora a maioria deles se inspire na
própria mãe para escolher o que será comprado, há um percentual grande de mães
que afirmam que eles não acertaram na escolha”, explica Luana.
Outra oportunidade está na criação de situações e
experiências especiais. Para muitas mães, o presente em si não é o mais
importante. Das mulheres que
participaram do estudo, 24% trocariam o agrado por mais tempo com a família ou
por pequenas supresas que as tirassem da rotina. Isso representa uma
oportunidade para marcas que querem destaque na data. “As empresas podem
aproveitar este gancho para propor atividades inovadoras ou surpreendentes.
Elas devem pensar em ações de Marketing que as coloquem como um vetor de
facilitação de surpresas e reconhecimento das mães para além do Dia das Mães”,
complementa a Gerente de Planejamento da WMcCann.
E como 88% dos brasileiros deixam a compra para a última
hora, de acordo com o estudo, as ações realizadas no ponto de venda ainda são
as com maior poder de influência para o consumidor, segundo a pesquisa. “Outras
pessoas além das mães também ganham presentes: sogras e esposas também costumam
ser contempladas. Por isso a comunicação nos dias que antecedem a data é muito
importante. E mesmo com as pesquisas online, o momento do consumidor na loja
física ainda tem maior peso na decisão”, diz Luana Azeredo, em entrevista ao
portal.
Faturamento da data será 15% maior que em 2012
O esforço para entender o consumidor e proporcionar ações
adequadas é válido, pois apenas no comércio eletrônico o Dia das Mães deve
movimentar R$ 1 bilhão, segundo expectativa do e-bit, um valor 15% maior que no
ano passado. O e-commerce nacional espera por três milhões de pedidos neste
período. Nas lojas físicas, as previsões também são otimistas. A Associação
Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) espera por um acréscimo em vendas de
9%. Como a maior parte dos brasileiros deixa a compra do presente para a última
hora, esta semana é decisiva para que varejistas e marcas conquistem seus
clientes.
Entre os itens mais cobiaçados nesta época estão roupas e
acessórios com 15% da preferência, aponta uma pesquisa da eCGlobal Solutions.
Na segunda posição estão viagens, com 13%, seguidas por artigos eletrônicos,
com 12%. Já nos levantamentos junto às lojas virtuais, as categorias mais
desejadas mudam de posição. De acordo com a análise do portal Zoom, notebooks,
smartphones e câmeras digitais são os produtos mais buscados para a data.
Outro levantamento, desta vez do portal Busca Descontos,
coloca artigos de informática, celulares, eletrônicos, vestuário, calçados e
eletrodomésticos nas cinco primeiras posições. As informações são obtidas a
partir das buscas realizadas por cerca de 12 milhões de usuários cadastrados na
plataforma que reúne mais de 40 lojas virtuais, entre elas algumas das
principais redes do Brasil. “Ao presentear, se busca acrescentar à
personalidade da mãe uma espécie de upgrade. Isso vai muito além de presentear
com produtos que seriam úteis para o lar, por exemplo. Hoje vemos filhos
presenteando com joias, viagens etc., pois isso tira a mãe daquela figura
tradicional da dona do lar. Quando se começa a presentear com coisas capazes de
gerar novas histórias, isso ganha um âmbito poderoso e uma excelente
oportunidade para as marcas”, explica Thiago Nascimento, Diretor de
Planejamento da NewStyle, em entrevista ao portal.
Veja abaixo as principais ações que as marcas prepararam
para o período.
UCI – A rede de cinemas realiza concurso para escolher o
melhor vídeo feito em homenagem às mães. O ganhador recebe passe livre nos
cinemas até o final do ano com direito a acompanhante.
Leader – A cada R$ 200,00 em produtos da loja no cartão
Leader, os clientes participam da promoção “1 ano de Dia das Mães”, que dará R$
12 mil em compras.
Diletto - Para celebrar a data, a Diletto oferece uma nova
sobremesa: o “Felicità del giorno” vem com sabor torta de limão. A marca também
oferece uma exclusiva nécessaire produzidaem parceria com a grife 284 que será
presenteada na compra de 8 picolés.
C&A – A C&A criou um aplicativo para o Dia das Mães.
A ferramenta permite que as filhas mostrem o quanto suas mães estão na moda,
carregando do Instagram da usuária fotos postadas com a hashtag #minhamaeabusa.
As imagens ficarão armazenadas na galeria de fotos do app.
Frontline – A marca de antipulgas lança em sua fanpage no
Facebook a campanha ‘Cadê a Minha Mamãe?’, naqual utiliza o apelo da rede
social para incentivar meninas e mulheres a se tornarem ‘mamães’ com a adoção
de cães e gatos abandonados.
Black&Decker – A marca promove um concurso cultural para
o Dia das Mães. Clientes que adquirirem qualquer eletrodoméstico da empresa
poderão participar da ação completando no Twitter e no Facebook a frase “Minha
mãe é expert em...”. Os vencedores recebem uma cafeteira.
Cacau Show – A cada R$ 40,00 em compras, o cliente ganha um
cupom para participar do sorteio que dará R$ 15 mil em vale-compras.
Samsung - Na compra de uma Smart TV ES7000, o consumidor
ganha uma Nespresso U e R$ 100,00 de bônus em cápsulas de café.
Flores Online – A Flores Online aposta em mix diversificado
de produtos e oferece gifts com preços entre R$ 48,00 e R$ 306,00. A loja
virtual prevê 20% a mais em vendas.
Electrolux – A marca cria um concurso cultural onde os
filhos escolhem uma ação para faciliata a vida das suas mães. Serão 15 mães
premiadas com eletroportáteis e para concorrer, devem ser enviadas fotos dos
aparelhos antigos usados em casa.
Beleza Natural – A rede dá três meses de tratamento grátis a
13 clientes no concurso cultural “Beleza de Ser Mãe”. Para participar, a
consumidora deve contratar um tratamento completo que dará direito a um cupom
com a pergunta: “Por que o Beleza Natural combina com a beleza de ser mãe?”.
Giuliana Flores – O e-commerce de flores e presentes tem kis
exclusivos para a data. A marca também realiza a ação “Mamãe eu Quero te Encher
de Flores”. Os participantes concorrerão
a uma foto impressa com a mãe e um buquê de flores.
Embelleze - A empresa promove em sua página no Facebook o
concurso cultural “Mãe, Agora eu entendo”. Para participar, é só curtir a
página da Embelleze e escrever um post sobre alguma lição, ou frase, que sua
mãe sempre dizia. As cinco histórias mais criativas ganharão kits.
Positivo - A Positivo Informática realiza o concurso
cultural SUPERMÃE. A premiação para o participante que criar o melhor cartão
para a sua mãe, por meio de um aplicativo no Facebook, é um tablet Positivo Ypy
10.
Fleischmann - A marca cria o concurso cultural “Receitas de
Filho pra Mãe” em sua fanpage no Facebook. A foto mais criativa ganhará a linha
completa de produtos Fleischmann, um livro de receitas impresso personalizado
com a foto premiada na capa e uma máquina fotográfica semiprofissional.
Fonte: Mundo Marketing
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