Os produtos e serviços foram melhorados, oferecendo novas
funcionalidades e demonstrando uma verticalização de dar inveja aos
concorrentes
O Google I/O, evento anual mais importante da gigante de
Mountain View, teve início na última quarta-feira (15) e, como sempre, trouxe
diversas novidades tecnológicas para os consumidores. Os produtos e serviços
foram melhorados, oferecendo novas funcionalidades e demonstrando uma
verticalização de dar inveja aos concorrentes.
Dentre todas as novidades, há uma que foi lançada no ano
passado, mas que provavelmente será descontinuada. O Nexus Q, central multimídia
que foi lançada com aplausos na última edição do Google I/O, será incompatível
com a atualização da Google Play Music. Nada foi falado sobre ele durante o
primeiro dia do evento - o que indica que não há futuro para o produto.
Google Plus
A rede social ganhou mais uma atualização, abrangendo tanto
a interface quanto a navegação e funcionalidades. Outrora apontada como uma
"cidade fantasma" em relação ao Facebook, o Google+ está lutando para
afirmar o seu potencial - o que indica que é uma grande aposta da companhia
para o futuro, e que está no centro do ecossistema social do Google. No total,
foram 41 novas funcionalidades.
Em vez de apenas uma coluna no feed, passaram a ser três,
preenchendo a maior parte da tela com postagens dos círculos. É possível editar
o layout do stream, deixando como lista ou como padrão.
Os hangouts também passaram por uma alteração significativa.
O serviço foi reformulado, permitindo que vários usuários conversem a partir de
múltiplas plataformas. Também é possível compartilhar fotos, texto e fazer
chamadas de vídeo ao mesmo tempo.
A exibição de fotos ficou com a cara do Snapseed, aplicativo
adquirido pelo Google no ano passado, e ganhou três novos recursos: Enhance
(ajuste automático), Backup, Awesome (transforma imagens em GIFs) e Highlight
(seleção automática das melhores imagens).
Maps
A versão do Google Maps para computadores e notebooks foi
remodelada. O mais interessante é que o usuário poderá personalizar os mapas
conforme suas preferências, de forma integrada à rede social G+. O serviço
também irá sugerir novos lugares para ir, baseado no seu perfil de buscas. Se
você procura por um determinado museu, o Maps irá incluir sugestões de lugares
semelhantes, baseado no perfil do usuário - incluindo fotos e críticas de
outras pessoas.
Outro recurso interessante - porém ainda restrito - é a
verificação em tempo real das condições do trânsito, que inclui rotas de carro,
a pé, de ônibus, trem, avião ou bicicleta. Na opção "avião", o
serviço será integrado automaticamente ao Flight, ainda não disponível no
Brasil. Já integração com o Earth permitirá a visualização das cidades em três
dimensões.
Search
O núcleo de todos os serviços do Google, as Buscas deverão
mudar completamente. O serviço irá ganhar uma cara de Web 3.0, e permitirá
operações por voz no navegador Chrome, browser que atualmente tem 750 milhões
de usuários em todo o mundo. O usuário poderá fazer perguntas como se falasse
com outra pessoa - e o Google também responderá por voz. Essa funcionalidade,
no entanto, não tem data certa para lançamento.
Google Play Music All Access
O Google Music foi lançado há cerca de dois anos, apenas em
fase de testes nos Estados Unidos. A empresa integrou a funcionalidade com a
central Google Play, e irá oferecer músicas via transmissão online. O valor
mensal será de US$ 10. As empresas parceiras do serviço, até agora, são a
Universal Music Group, Sony Music Entertainment e Warner Music Group.
O serviço deverá concorrer diretamente com o Spotify e Rdio.
Fonte: Administradores
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