Compra de uma empresa pouco lucrativa indica que a
estratégia da gigante Yahoo! está em outro aspecto: o social
A rede social com cara de blog Tumblr, fundada em 2007, foi
adquirida pelo Yahoo!. A operação deverá ser confirmada nesta segunda-feira
(20). O Tumblr conta com aproximadamente 100 milhões de usuários, mas gera
pouca receita. O negócio, de acordo com fontes, será fechado apenas em
dinheiro.
Segundo análise do The Wall Street Journal, empresas do
porte do Yahoo! têm um outro tipo de valor em mente: conquistar a atenção de
comunidades que crescem rapidamente em número de usuários. Isso indica que as
companhias não estão mais tão interessadas em receita direta quanto em ter em
seu poder outros tipos de ativos - incluindo dados de usuários.
A receita do Tumblr em 2012 foi de apenas US$ 13 milhões -
uma ninharia se comparado a outras startups. David Karp, CEO do Tumblr, já
havia declarado que era "enfaticamente contrário à inserção de anúncios
publicitários". Segundo o WSJ:
"A aquisição seria uma aposta alta para a Yahoo!, dada
a performance financeira do Tumblr. Mas a Yahoo! precisa do crescimento. As
receitas anuais há anos estão estagnadas em torno de US$ 5 bilhões, e a grande
presença da companhia em computadores pessoais não migrou bem para os
dispositivos móveis, onde ela não tem a vantagem da Apple e seu cobiçado
hardware ou do onipresente sistema operacional Android, do Google".
A compra do Tumblr coloca o Yahoo! no mesmo grupo de grandes
companhias de internet estabelecidas, ao lado do Google e do Facebook - ambas
gastaram mais de US$ 1 bilhão nos últimos anos para adquirir startups, como o
Snapseed e o Instagram. A compra mais conhecida - e profícua - da Google foi o
Youtube, sete anos atrás, por US$ 1,65 bilhões.
A aquisição do Tumblr, serviço que tem um crescimento
rápido, poderia ser útil para dar uma dimensão mais social aos demais serviços
do Yahoo!, que também tem o popular Flickr entre suas cartas.
David Karp permanecerá com boa parte das ações. Tudo indica
que a empresa será mantida como um serviço independente, ao menos por enquanto.
Sua aposta em focar mais na base de usuários do que na lucratividade,
aparentemente, rendeu o resultado esperado: ser comprado por uma grande
companhia.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!