Estar bem preparado e bem estruturado mais facilmente poderá
passar à frente de outros elementos concorrentes da área profissional a que pretende
propor. Descubra o ponto mais marcante da sua personalidade, sua maneira de se
comunicar, sua alegria, seu bom senso, etc. Foque a” divulgação” deste seu
ponto marcante, ele será pra você o que uma marca é para uma empresa. Com o
tempo, a sua” marca pessoal” ficará conhecida e desejada por este e por outros
atributos que o tempo vai mostrar.
Quando se fala em produto, normalmente se pensa em uma
embalagem preferencialmente bonita, atrativa e com conteúdo. Porém, se esta
embalagem vier vazia, deixa de ser um produto e passa a ser apenas uma
embalagem. E é exatamente ai que entra o marketing pessoal. Você é um produto,
por mais difícil que seja se imaginar como algo a ser utilizado por outros, os
grandes profissionais nada mais são do que produtos que foram minuciosamente
desenvolvidos para atender ao mercado.
Sabemos então que, o profissional sendo um produto, não
basta apenas ter uma aparência agradável e atrativa. Ele precisa ter conteúdo
para ser um produto desejado pelo mercado e isso, caros leitores, requer muito
trabalho, dedicação, persistência e evidentemente uma lapidada. Esta lapidada é
feita através do plano de marketing pessoal.
Muitas pessoas sentem certo receio na utilização do
marketing pessoal, por acreditarem que se trata de um culto ao ego ou a vaidade
pessoal, mas na verdade o marketing pessoal em um mercado cada vez mais
competitivo e com profissionais cada vez mais capacitados, se tornou uma
necessidade profissional. Não devemos aqui, confundir humildade com anonimato,
com um produto bom e de alta qualidade o profissional deve estar na vitrine e é
possível ser reconhecido como pessoa e profissional sem se perder a humildade.
Um plano de marketing pessoal é algo fácil de ser
implantado, na realidade, trata-se de um conjunto de mudanças de atitudes, de
ações e ferramentas que, se utilizados em conjunto, ajudam a promover uma vida
de sucesso de acordo com os seus padrões de felicidade. Não espere pela altura
certa ou pelas circunstâncias adequadas, comece já hoje a delinear o seu plano de
marketing pessoal.
Com base nas dicas a seguir, comece hoje mesmo a criar seu
plano de marketing pessoal:
- O todo vale mais que a soma das partes
Um plano de marketing é como um cocktail, fácil de elaborar,
e os seus ingredientes juntos dão um resultado bem mais apreciado como um todo.
Lembre-se que seu marketing pessoal tem o poder de transformar seu talento em
oportunidades. Um gênio sem marketing pessoal é um gênio desconhecido.
- O impacto na vida social e profissional
Ter um plano estratégico de promoção pessoal é uma forma
eficaz de aumentar a probabilidade de obter melhores resultados nos seus
objetivos e realizações, sejam elas pessoais ou profissionais. Se você está
começando uma carreira ou uma nova etapa, demonstre toda a sua disposição para
aprender com todas as pessoas e situações. Deixe sempre bem claro o quanto é
importante para você aprender com as pessoas e com a empresa.
Sua marca
Estar bem preparado e bem estruturado mais facilmente poderá
passar à frente de outros elementos concorrentes da área profissional a que
pretende propor. Descubra o ponto mais marcante da sua personalidade, sua
maneira de se comunicar, sua alegria, seu bom senso, etc. Foque a” divulgação”
deste seu ponto marcante, ele será pra você o que uma marca é para uma empresa.
Com o tempo, a sua” marca pessoal” ficará conhecida e desejada por este e por
outros atributos que o tempo vai mostrar.
- Preparado para os desafios
Mostre o seu lado”
solucionador de problemas”. Sempre que surgir uma dificuldade ou um problema
dentro da equipe a que você pertence, pergunte-se:” o que eu posso fazer por
isso?”. Sempre que você ajudar a resolver um problema você estará inserindo sua
marca pessoal na lembrança das pessoas.
- Estar preparado para as oportunidades
O marketing pessoal cria novas oportunidades pessoais, e
novas oportunidades de negócios, geralmente, significam mais dinheiro. Então,
tudo depende apenas de si. Entregue sempre um resultado superior ao esperado.
Dedique-se a superar as expectativas das pessoas. Sempre que algo lhe for
solicitado pergunte-se:” Qual é a melhor maneira pela qual eu posso realizar o
que me foi pedido?”,”’ Eu posso superar as expectativas com respeito ao meu
desempenho e o cumprimento da tarefa?” Realize com qualidade ampliada, procure
sempre olhar além da solicitação.
- A criação de relações
Um plano de organização pessoal e marketing implica a
conquista de novos ciclos de amizade, o que a curto ou longo prazo irá ser uma
mais valia na sua vida pessoal e profissional. Todas estas questões podem criar
uma nova perspectiva de prazer, satisfação e realização. Construa vários
networks. Dedique-se a formar diferentes redes de relacionamentos dentro e fora
da empresa. Através dos relacionamentos conhecemos e somos conhecidos,
reconhecemos e somos reconhecidos e, principalmente, compartilhamos interesses
comuns. Identifique quais são as áreas de interesse que aproximam você de
outras pessoas: música, literatura, cinema, hobbies, esportes, competência
técnica, etc. Aproxime-se das pessoas, construa relacionamentos de longo prazo.
- Estabelecendo a ética
Cultive sua ética e sua honestidade de forma inabalável. A
vida testa você! Caminhos não éticos são atalhos que conduzem a abismos! Uma
atitude não ética acaba com o seu maior patrimônio: sua integridade. Quando a
falta de ética passa a fazer parte da marca pessoal de alguém, esta pessoa
somente será usada por outras igualmente não éticas até o momento em que for
conveniente abandoná-la e deixá-la pagar a” conta”. Não ceda!
- A conquista dos sonhos “impossíveis”
Para além da realização como pessoa e como profissional,
poderá estar a caminho e bem perto da realização dos seus sonhos pessoais, dos
seus sonhos de viagens e de muitos outros sonhos, até então impossíveis,
poderão ser conquistados através do sucesso obtido com o marketing pessoal.
- Agregando valor
Como dito no início desta postagem, uma embalagem vazia é
apenas uma embalagem, por essa razão você deve agregar valor ao seu produto,
procure estar atualizado com relação a sua área profissional, com relação a sua
empresa, busque informações. Esteja permanentemente em desenvolvimento, procure
uma MBA, cursos de extensão, pós-graduação, busque conhecimento. Estamos
vivendo na era do conhecimento e este é o maior valor agradado a qualquer
profissional.
- Realização como um todo
A realização profissional é um elemento fundamental na
realização como pessoa, quando conquistada promove uma sensação fantástica de
poder e satisfação. É como subir mais alto na montanha da realização e
conquistar um lugar de sucesso. Inicie agora o seu processo de Marketing
pessoal e seja a chave do seu sucesso.
Seja bem-vindo, ao primeiro dia de sua nova vida, uma vida
que será marcada pelo sucesso, pela inspiração e pela dedicação. Não conheço
ninguém que seja bem sucedido e que tenha chegado ao topo sozinho e sem
dedicação. Por essa razão eu recomendo... Dedique-se a si mesmo e ao outros,
vale apena!
Fonte: Administradores
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