“Steve, obrigado por seres um mentor e um amigo. Obrigado
por mostrares que o que o que criaste pode mudar o mundo. Vou sentir a tua
falta”. Foi com essa mensagem que Mark Zuckerberg, um dos maiores
empreendedores da atualidade, se despediu de Steve Jobs.
Assim como o criador do Facebook, qualquer um que queira
criar um negócio de sucesso deve inspirar-se no percurso de Jobs e aprender com
as suas lições.
Vejam, em seguida, alguns dos ensinamentos deixados pelo
criador da Apple:
1. Inove sempre
Jobs foi um mestre na arte de ditar tendências graças à sua
incansável procura pela próxima grande ideia. A Apple poderia muito bem ter-se
contentado em ser uma grande fabricante de computadores, mas sob o comando de
Jobs, não se cansou de explorar novos mercados e revolucioná-los completamente.
“Acho que se fazes algo que dá certo, então deves procurar fazer outra coisa
fantástica, e não estares sempre a fazer o mesmo, durante muito tempo. Descobre
o que vem depois”, aconselhou.
2. Faça melhor do que os outros
A Apple não inventou os walkmans, os smatphones ou os
tablets, mas transformou profundamente esses produtos ao apresentar a sua
visão. Isso só foi possível porque Jobs nunca se resignou a ser mais um no
mercado. “Apostamos na nossa visão e preferimos fazer isso a fazer produtos ‘eu
também’. Deixem as outras empresas fazerem isso. Para nós, é sempre o próximo
sonho”, disse.
3. Não desista do seu negócio
Jobs sempre comandou a Apple com paixão e pulso forte e
esteve envolvido no negócio até os últimos dias de vida. Mesmo tendo sido
afastado da direção da empresa pelos acionistas durante um período, não hesitou
em reassumir o leme quando a oportunidade apareceu. “Quando as pessoas vendem a
sua participação, mesmo que fiquem absurdamente ricas, elas privam-se de uma
das experiências potencialmente mais gratificantes das suas vidas”, disse.
4. Quebre as regras
Jobs não revolucionou apenas a maneira como se utilizam
certas tecnologias. Ele não teve medo de desafiar e transformar a lógica de
funcionamento dos mercados gigantescos, como as indústrias da música e do
cinema. A iTunes Store consolidou um novo modelo de compra e venda de conteúdo
digital na internet, ao qual, mais cedo ou mais tarde, todas as editoras s e
estúdios acabaram por ceder. “É mais divertido ser um pirata que entrar para a
marinha” era o seu lema.
5. Invista na simplicidade
Não é raro deparar-se com um vídeo no YouTube que mostre uma
criança em tenra idade “a navegar” com um iPhone ou iPad. O motivo é simples:
os produtos da Apple são fáceis de usar e por isso conquistam legiões de fãs,
arrebatando a concorrência. E isso não é “acaso”. Jobs perseguia a simplicidade
à exaustão. “Esse é um dos meus lemas – foco e simplicidade. Simples pode ser
mais difícil que o complexo: tens de trabalhar arduamente para colocar o teu
pensamento ‘clean’ e tornar as coisas simples. Mas vale a pena no final, porque
quando chegas lá, você consegues mover montanhas”, disse em entrevista.
Fonte: Empreendedor Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!