Entre os brasileiros que navegam na internet, a maioria se
conecta nas redes sociais. É o que revela o estudo “The Rise of Social
Networking in Latim América” (O crescimento das redes sociais na América
Latina) divulgado pela comScore.
De acordo com o levantamento, os brasileiros gastaram, em
junho deste ano, 12,5 bilhões de minutos em diversas redes sociais. Esse volume
corresponde a 18,3% de todos os minutos gastos pelos brasileiros na internet.
Conforme é possível avaliar, as redes sociais abrangem um
público extremamente interessante às empresas. Pensando nisso, muito
empresários aderiram a estas ferramentas para atrair mais público, tornar sua
marca conhecida e até mesmo aumentar as vendas.
Entretanto, na ânsia de estar presente na web, as empresas
acabam cometendo alguns erros. Para descobrir quais são os dez principais erros
comuns, o Portal InfoMoney conversou com o professor de Redes Sociais e
Inovação Digital da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Gil
Giardelli. Confira abaixo:
1.Entrar nas redes
sociais sem planejamento: não é porque muitas empresas aderiram às redes
sociais que necessariamente o negócio terá de ser cadastrado em uma. Segundo o
especialista, as redes demandam conhecimento e planejamento prévio;
2.Participar de
várias redes ao mesmo tempo: quanto maior o número de redes onde a empresa
estiver, mais tempo o empresário terá de se dedicar a elas. Lembre-se de que as
redes sociais são vitrines do negócio, por isso, devem ser atrativas e
atualizadas;
3.Só falar da
empresa e do produto da empresa: ter informações somente sobre a empresa,
produtos e serviços torna as redes desinteressantes. “Se a empresa vender
joias, além de falar do produto, conte sobre as pedras ou uma história
interessante relacionada à peça”, exemplifica Giardelli.
4.Achar que as
ferramentas precisam de custos altos: na internet, é possível baixar
ferramentas que podem contribuir para tornar o seu conteúdo mais interessante.
Vale destacar que muitas são gratuitas, basta aprender a usá-las;
5.Deixar a
ferramenta aos cuidados de amadores: as redes não devem ser cuidadas por quem
não conhece sobre o assunto, por isso, nada de delegar as funções para os
sobrinhos ou filhos. Hoje, existem profissionais especializados no assunto.
Caso a empresa não possa pagar por este tipo de serviço, o empresário deve se
aprofundar no tema por meio do estudo;
6.Não pensar que
quem acessa as redes são pessoas: quem está atrás dos computadores são pessoas.
Por isso, gentileza e educação sempre caem bem;
7.Não respeitar a
opinião dos usuários: “As pessoas opinam sobre o que elas gostam. Caso
contrário, elas não perderiam o seu tempo”, explica Giardelli. Não discuta
assuntos polêmicos, assim como religião e futebol;
8.Achar que as
críticas são pessoais: críticas podem ajudar a melhorar o negócio. O empresário
deve lembrar que a crítica não é contra ele, mas é sobre um produto ou um
serviço oferecido pela empresa;
9.Não ser transparente:
a transparência é palavra de ordem no mercado. Por isso, use o espaço das redes
sociais para informar sobre a produção, crescimento e até mesmo faturamento.
Isso garante mais confiabilidade do consumidor em relação à empresa;
10.Criar personagens
para falar sobre a empresa: lembre-se de que o número de identificação IP
aparece frequentemente em comentários de blog e sites, por exemplo. Ou seja, de
nada adianta assinar diferentes nomes, criar usuários falsos e apenas falar bem
da sua marca quando todos os outros internautas são capazes de facilmente
derrubar essa máscara. Isso não apenas destruirá a reputação on-line da
empresa, como também poderá destruir as outras ações que, porventura, a empresa
queira iniciar na rede. O melhor é ser objetivo e sincero, apresentando-se como
representante da empresa e se mostrando sempre aberto a sugestões e críticas.
Fique atento a sua estratégia de abordagem nas redes sociais
e evite esses erros mais comuns que os empresários cometem nas redes sociais.
Fonte: InfoMoney
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