sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Você está preparado para um entrevista de emprego via Hangout?

Veja as dicas para se adequar a essa nova plataforma




O futuro chegou. E já chegou com força total. Começa a se consolidar nos Estados Unidos entrevistas de emprego via Google Hangout, uma plataforma do Google que permite a interação por meio de webcam entre até 10 pessoas, com registro do vídeo no Youtube. Por incrível que pareça, a exigência de entrevistas iniciais via Hangout é maior por parte dos candidatos, que não querem perder tempo indo até um recrutador se não estão certos de que vão ser mesmo considerados para o cargo. No Brasil, há ainda um longo caminho a percorrer, mas algumas empresas de recrutamento e seleção, como a Tegon Consultoria, já usam o Google Hangouts para encontrar candidatos para seus clientes, conseguindo reduzir o tempo de busca de profissionais de 25 para apenas 7 dias.

Segundo Luciana Tegon, Sócia Diretora da Tegon Consultoria, as entrevistas via Google Hangout têm muitas vantagens quando comparadas ao processo tradicional, que engloba entrevistas via telefone e presenciais:

“(...) na hora da entrevista, o Google Hangout tem se revelado uma ótima solução. O contato visual com o candidato desde o primeiro momento permite avaliar rapidamente a adequação daquele profissional à empresa que oferece a vaga. Além disso, com o Google Hangout conseguimos entrevistar bons candidatos que estão atualmente empregados e que não conseguiriam deixar o emprego no horário de trabalho para participar de uma entrevista, o que permite atrair um melhor número de bons profissionais para todas as vagas”, explica Luciana.

Em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, problemas como chuva ou trânsito dificultam muito o trabalho de empresas de recrutamento e seleção. É praticamente impossível marcar entrevistas com intervalos menores de duas horas, isso com a certeza de que vários candidatos deixarão de comparecer em função de problemas relacionados à cidade ou até mesmo em função da distância entre o candidato e a empresa que fará a entrevista:

“Esses problemas vinham afastando bons profissionais das entrevistas, o que é ruim para as empresas que buscam pessoal com formação e qualificação mais abrangentes. Com a entrevista via Google Hangout, conseguimos ouvir mais profissionais e até enviamos ao cliente o vídeo com os que se saíram melhor, o que dá à empresa mais tranquilidade na hora de contratar um profissional que vai responder por resultados dentro da organização”, assinala Luciana.

Para os entrevistados, esse tipo de entrevista impõe uma nova realidade. Segundo Luciana, uma entrevista via Hangout é diferente de outra presencial e, por isso, os candidatos precisam se preparar para essa nova realidade. A seguir, ela dá algumas dicas para os profissionais que vão ser chamados para entrevistas via Hangout:

Pratique – Se você ainda não conhece o Google Hangout, use a plataforma com amigos e verifique se tudo está funcionando corretamente. Você precisará de um fone de ouvido com microfone e um acesso à Internet suficientemente bom para que a conversa possa fluir. Teste os equipamentos antes.

Conheça a nova mídia – Entrevistas via Google Hangout exigem foco e objetividade. Já se dizia isso em relação às entrevistas presenciais, mas no Hangout isso é decisivo. Se você fala muito e é disperso, esses problemas se agravam em uma entrevista à distância, por isso esteja preparado para ser direto.

Mensagem – Treine a mensagem que vai passar antes. Cuidado com os improvisos. Esteja preparado para as perguntas que podem surgir, assim como em qualquer entrevista presencial, e cuide para que as respostas sejam diretas e objetivas. Lembre-se de que o entrevistador estará com seu currículo.

Cenário – Considere que, no momento da entrevista, o entrevistador vai olhar também para o cenário onde você está. Quartos caóticos, mesas desarrumadas, gente interrompendo você ou cachorros latindo enquanto você fala certamente são péssimos cartões de visitas. E lembre-se: só porque você está no seu espaço, isso não quer dizer que a roupa pode ser qualquer uma. Numa entrevista em vídeo, seu visual e postura também contam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!