sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Pesquisa elenca as melhores cidades para encontrar empregos no Brasil

Rio está mais competitivo do que São Paulo na competição por vagas




A competição por empregos aumentou tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, que no ano passado era considerado o melhor lugar onde procurar empregos online.

O site de busca de empregos Adzuna realizou uma pesquisa para saber em quais cidades é mais fácil achar empregos online. São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, que lideraram a lista de 2013, continuam no pódio. Já Recife, Salvador e São Luís foram listadas como as piores cidades para encontrar empregos. O número de candidatos por vagas em Salvador chega a ser 50 vezes maior do que em São Paulo.

Para analisar as capitais brasileiras, o Adzuna comparou o número de anúncios de emprego publicados no site com os dados sobre desemprego disponibilizados pelo IBGE, CAGED e DIEESE. A comparação permitiu estabelecer uma proporção da relação de candidatos por cada vaga disponibilizada.

São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, seguidas por Porto Alegre e Goiânia, respectivamente, encabeçam a lista de cidades onde é mais fácil encontrar empregos online no Brasil, por terem a menor taxa de aplicantes por vaga anunciada, ou seja, onde a competição por vagas ainda é menor em comparação às demais capitais da lista.

Curitiba entrou para o ranking este ano, impulsionada por vagas no setor de serviços. Em relação ao levantamento realizado em maio de 2013, São Paulo, que apresentava uma taxa de 15 candidatos por vaga, aumentou a concorrência para 16, enquanto o Rio de Janeiro, que apresentava 13 candidatos por vaga, agora tem 17.

Recife é a capital mais difícil para encontrar um emprego no Brasil, com até 90 candidatos para cada vaga anunciada, seguida de Salvador, São Luís, Belém e Vitória.

Os setores com a maior média salarial publicada são os de contabilidade e finanças, com a média salarial mensal de R$4.496,00; engenharias, com $3.570,00; o setor jurídico, com R$3.272,00. Entre as cidades pesquisadas, as que possuem maior média salarial anunciada são Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.

De acordo com o levantamento, os setores com maior demanda de contratação são, respectivamente: o setor de serviços, com 58.640 vagas; o setor Industrial, com 32.939 vagas vagas; o setor administrativo, com 22.082 vagas. E o setor de logística foi o que apresentou maior crescimento no número de vagas publicadas de junho a dezembro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!