segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

7 comidas que diminuem o estresse

Para aliviar a tensão, além de praticar exercícios físicos, podemos tomar cuidados com a alimentação




As pressões do dia a dia deixam inúmeras pessoas sobrecarregadas e, consequentemente, estressadas. Fazer exercício físico ajuda a mente e o corpo a lidar com as tensões do corre-corre da semana, mas, segundo o site Lifehack, endorfina não é o único remédio contra esse mal. A alimentação também é bastante importante para o bem-estar do nosso organismo.

Baseado em uma publicação de Tania Belkin, a redação do portal Administradores selecionou algumas comidas que reduzirem o estresse e por isso deveriam ser incluídas em sua dieta. São elas:

1. Chocolate amargo – quanto mais escuro e puro, melhor. O ideal é procurar um chocolate com o menor número de ingredientes possível; ele ajuda a melhorar o humor, bem como alivia as tensões emocionais. Pode comer sem culpa, mas você só precisa de um ou dois quadradinhos por dia.




2. Amêndoas – menos de um punhado de amêndoas por dia vai fortalecer seu sistema imunológico em períodos de estresse. Isso porque amêndoas são fontes de vitaminas B e E. O complexo B é um conjunto de vitaminas hidrossolúveis que é útil em casos de depressão e ansiedade e a vitamina E acelera as cicatrizações, previne dano oxidativo das células e protege contra doenças.



3. Batata doce – elas são dotadas de nutrientes que ajudam a combater o estresse e reforçam o sistema imunológico. Depois de um dia cansativo de trabalho, um prato feito com batata doce – mesmo fritas – fará com que você sinta calma e satisfação.



4. Gordura boa – além de enviar uma sensação de alegria para o cérebro, as gorduras boas também estimulam um sono profundo e tranquilo. Elas são encontradas em diversos alimentos, como abacate, óleo de coco, azeite de oliva e óleo de peixe. Metade de um abacate ou uma ou duas colheres de sopa dos óleos por dia bastam para melhorar sua dieta.



5. Proteína animal de alta qualidade - o ideal é optar por carne orgânica, de animais que se alimentem de grama, e que não seja importada. Não é preciso comer grandes porções – uma quantidade do tamanho da palma da mão é suficiente. Proteína de alta qualidade gera o sentimento de paz e harmonia e promove sono reparador.



6. Açúcares – cuidado, açúcar bom e não açúcar branco. Este tipo de açúcar encontra-se em alimentos naturais como frutas frescas ou secas e mel de abelha. Muitas vezes o sistema imunológico enfraquece durante momentos estressantes. Mel é rico em vitaminas que fortificam o sistema de defesa do organismo e ainda propicia uma boa noite de sono.



7. Vegetais verdes - ácido fólico e magnésio são exemplos dos minerais encontrados em vegetais como couves, espargos e espinafre. Eles, que também são fontes de vitamina, ocasionam uma sensação de bem-estar. Consumir a quantidade de um copo dessas verduras por dia é suficiente.



Mas lembrem-se ainda de fazer exercícios físicos. Não precisa passar horas correndo ou levantando peso, 10 ou 20 minutos podem fazer uma grande diferença, principalmente para os sedentários. Também é importante tomar cuidado com o sono. O mecanismo do corpo humano funciona perfeitamente, de modo que é possível saber quando dormimos o suficiente, por isso é bom ter disciplina na hora de ir para a cama.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!