sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O que o livro "A Arte da Guerra" ensina aos administradores modernos

O presente artigo aborda sobre as aplicações das estratégias de Sun Tzu nas empresas atuais.




O livro "A Arte da Guerra", do filósofo e general estrategista Sun Tzu, foi escrito há cerca de 500 anos a.C. Dividida em 13(treze) capítulos, a obra mostra diversas maneiras de encarar conflitos, enfrentar inimigos, atacar a fraqueza do inimigo, evitando, a força, além de estratégias, planejamento, etc.

Nos fundamentos de Sun Tzu está a compreensão de que o conflito é parte inexorável da vida humana, devendo ele ser bem administrado para que não traga sérias consequências. Abordando sobre as diversas estratégias que fazem um exército vencer, Sun Tzu fala da cautela que deve ter antes de entrar em uma guerra, visto que nela são determinados a vida ou morte.

Trazendo isso para as empresas, nota-se que, é indispensável o conhecimento da empresa concorrente antes de competir, pois assim como um mau planejamento conduz o exército à desgraça, conduz a empresa à falência. Para que isso não aconteça, um bom administrador deve sempre recorrer a estratégias, pesquisas, conhecer os pontos fortes e fracos do concorrente para com isso buscar soluções eficazes para driblar todo e qualquer problema que possa afetar negativamente a empresa.

Na guerra o objetivo principal é a vitória e para que isso aconteça, é salutar que seja ágil, pois com a vitória, o líder obtém respeito e confiabilidade, cabendo aos administradores estar atentos as oportunidades que o mercado tem a oferecer, observar os fatores de sucesso da empresa e potencializá-los, levando a empresa a obter destaque e vantagem competitiva.

No que diz respeito às propagandas, o autor alerta sobre a questão da campanha demorada que o exército faz, dizendo assim, que com a demora, o estado acaba os recursos; por isso, a empresa deve fazer campanhas publicitárias que definem o produto com clareza e rapidez, evitando com isso, o esquecimento da empresa e garantindo o alcance dos objetivos traçados.

Assim como o comandante de uma guerra, o administrador deve traçar metas que diferenciam a empresa das outras, garantir a qualidade, o prestígio, ser eticamente responsável, buscar conquistar seus clientes, garantindo com isso, a preferência e a durabilidade da empresa.



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