domingo, 23 de fevereiro de 2014

Roberto Bolaños, criador do Chaves, completa 85 anos

História de sucesso do autor mexicano é marcada, entre outras coisas, por uma forte postura empreendedora




Nascido em 21 de fevereiro de 1929, o mexicano Roberto Gomes Bolaños, também conhecido como “Chespirito”, completa nesta sexta-feira 85 anos. Consagrado como autor de uma das séries de maior sucesso no mundo e que continua em exibição em vários países depois de mais de quarenta anos – Chaves – ele tem sua história marcada não só pela genialidade literária, mas também por uma forte postura empreendedora.

Proveniente de uma família de artistas, Bolaños começou sua carreira como criativo em uma agência de publicidade. Mas pouco tempo depois passou a escrever roteiros para rádio e, em seguida, para a TV, onde consolidou sua história de sucesso.

Ele começou a atuar como ator e roteirista em um programa que levava seu apelido, Chespirito, onde eram apresentadas diferentes esquetes. Foi aí que surgiram o Chaves e o Chapolin Colorado - quando o autor já tinha mais de 40 anos. Em seguida, os personagens acabaram ganhando um programa exclusivo cada.

As histórias que encantaram os mexicanos não demoraram para conquistar o restante da América Latina. Bolaños se tornou um ícone, com uma obra tão sólida que atravessou gerações sem perder sua atualidade. Um produto longevo. Um negócio que ainda será lembrado por muitas outras gerações, mesmo que o programa saia do ar.

Homenagens

Bolaños tem recebido muitas homenagem pela passagem do seu aniversário, no México, no Brasil e nos diferentes países onde Chaves e Chapolin são exibidos. A Televisa, emissora que detém os direitos dos programas, criou um canal onde fãs podem enviar mensagens de felicitações que serão remetidas diretamente ao aniversariante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!