segunda-feira, 30 de maio de 2016

Veja como negociar suas dívidas e sair do sufoco




Mesmo ganhando bem, há quem possui dividas em seu cartão de crédito por não ter controle financeiro. Chega o final de mês e o dinheiro da pessoa acabou, mesmo sem nem saber direito com o que gastou.

Mas nunca é tarde para planejar seu futuro e conseguir economizar. Neste texto, apresentaremos a possibilidade de negociar dívidas e sugerir algumas alternativas para buscar essa negociação e consequente limpeza do nome, quando sujo. Apresentaremos as variáveis que compõe a negociação de dívidas dos mais variados tipos, além da possibilidade de se consultar se o nome está ou não sujo.

As contas não estão fechando no final do mês? Está ficando nervoso pois o salário já não dá mais para pagar tudo? Tem escolhido quais dívidas pagar na data e quais deixar para frente? Veja abaixo como sair do sufoco!

Veja como negociar suas dívidas e sair do sufoco

Planeje

Primeiro, anote todos seus gastos diários, suas dívidas acumuladas e quanto recebe por mês. Separe estas anotações em custos fixos, ou seja, aqueles que se repetem todos os meses (como aluguel, luz, gás, supermercado, condomínio) e custos variáveis, que podem ser cortados ou reduzidos, como cartões de crédito, viagens, roupas e lazer.

Analisando estes dados, você consegue ver quanto precisa pagar mensalmente e quanto pode guardar para pagar as dívidas existentes. Um bom auxiliar para controlar as finanças são os aplicativos financeiros, pois permitem que os gastos sejam anotados assim que acontecem.

Um exemplo é o aplicativo Mobills, que coloca na palma da mão do usuário (em seu celular ou tablet) gráficos interativos, metas, orçamentos e alertas de vencimento de contas, sincronizando via web as contas. Aqui, você também fica em contato com outras pessoas interessadas em trocar informações sobre planejamento financeiro e investimentos, em uma rede social de finanças.

Organize suas dívidas

Sabendo quanto você pode separar de seus rendimentos para regularizar as dívidas, avalie quais têm juros mais altos e priorize seu pagamento. Dividas de cartão de crédito e cheque especial costumam ser as mais caras e valem a pena serem quitadas, até mesmo com empréstimos pessoais, que possuem juros mais baixos.

Consulte os órgãos de proteção ao crédito

Quando os consumidores não pagam suas contas na data, as empresas e serviços bancários incluem os nomes dos clientes em cadastros dos serviços de proteção ao crédito. A maioria deles envia um aviso informando esta situação e dando um prazo para quitação do débito, mas às vezes, incluem sem avisar o devedor. Consulte estes órgãos para saber se seu nome já está sujo.

Negocie suas dívidas com os credores

Sabendo quanto deve e para quem, procure os credores com propostas de quitação, valores que você pode dispor para eliminar esta dívida da sua vida. Converse com seu gerente e estude as possibilidades.

É importante não assumir parcelas mais altas do que o valor que você previu mensalmente para a quitação das dívidas, pois se você atrasar o pagamento, o acordo será quebrado e refeito, muitas vezes em condições desfavoráveis. Aproveite também as feiras de renegociação promovidas pelos órgãos de proteção ao crédito e defesa do consumidor.

Nestes eventos, as empresas estão disponíveis para negociar valores mais interessantes para quitar as dívidas. Depois das dívidas quitadas, faça um planejamento para seus gastos.

Reserva para imprevistos

Tente poupar pelo menos 10% do valor de seu salário, como reserva para imprevistos como gastos extras ou para se premiar com uma viagem ou algum bem desejado. Veja algumas dicas simples de como guardar dinheiro.

Momento do Administrador, Victor Leitão - 30 de maio 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!