segunda-feira, 2 de maio de 2016

10 mulheres mais ricas do mundo - 1ª Liliane Bettencout



A Forbes divulgou uma lista das 10 mulheres mais ricas do mundo em 2016, portando iremos mostrar aqui no Portal durente os próximos dias, quais são essas mulheres, quem são e o que fazem, logo abaixo segue a lista com nomes;

  1. Liliane Bettencout;
  2. Alice Walton;
  3. Jacqueline Mars
  4. Maria Franca Fissolo;
  5. Susanne Klatten;
  6. Laurence Powell Jobs;
  7. Abigail Johnson;
  8. Charlene de Carvalho Heineken;
  9. Iris Fontbona;
  10. Maria Helena Moraes Scripilliti


Liliane Bettencourt

Liliane Bettencourt, nascida Liliane Henriette Charlotte Schueller (21 de outubro de 1922) é uma empresária da França, acionista física principal do grupo L'Oréal, com 33,09% do total das ações. Em 1957 Bettencourt herdou a fortuna da L'Oréal de seu pai.

Em 2015, a revista Forbes classificou-a como a 10.ª pessoa mais rica do mundo, com 40,1 bilhões de dólares.Em 2016, com uma fortuna estimada em 36,1 mil milhões de dólares, foi considerada a mulher mais rica do mundo.

Biografia

Liliane Henriette Charlotte Schueller é a filha de Eugène Schueller, o fundador do grupo de cosméticos L'Oréal, uma das maiores empresas do ramo de beleza e cosméticos do mundo.

Ela se casou em 8 de junho de 1950 com o político francês André Bettencourt. Juntos tiveram uma filha, Françoise Bettencourt Meyers, nascida no dia 10 de julho de 1953, que é casada com Jean-Pierre Meyers e dois netos: Jean-Victor Meyers (nascido em 1986) e Nicolas Meyers (nascido em 1988).

Juntamente com seu marido, ela criou a Fundação Bettencourt Schueller em 22 de dezembro de 1987, dedicada a patrocínio nas áreas de investigação médica e a cultura humanitária.

Liliane Bettencourt reside em Neuilly-sur-Seine. No ano de 2007 ela perdeu o marido e nos anos seguintes foram marcados dois processos judiciais, amplamente divulgados pela imprensa e que levou Liliane Bettencourt a falar em público: o Banier Bettencourt e o Woerth-Bettencourt.

Caso Banier

O primeiro caso diz respeito a uma reclamação de sua filha, Françoise Bettencourt Meyers, que em dezembro de 2008, acusou de abuso de fraqueza do artista François-Marie Banier. Ela suspeita de ter amplamente beneficiado com o dinheiro de sua mãe, que se defende e exige a supervisão dessas autoridades. O advogado de Liliane Bettencourt, Georges Kiejman, anunciou 28 de agosto de 2010 que revogou, em julho, a qualidade de legatário universal dado a François-Marie Banier. Em 7 de dezembro de 2010, Lilianne Bettencourt e sua filha anunciou à imprensa a sua reconciliação.

Caso Bettencourt

Liliane Bettencourt esteve também implicada em um caso político-financeiro Woerth-Bettencourt. Alegadamente financiou legalmente partidos e personalidades, mas também foi suspeita de ter financiado ilegalmente a campanha presidencial de Nicolas Sarkozy.

O grupo L ‘Oreal

Liliane Bettencourt herdou o grupo L'Oréal após a morte de seu pai em 1957. Pendente a campanha presidencial de 1974, na expectativa de uma possível nacionalização do grupo L'Oréal, a família Bettencourt percebe uma troca de ações com a Nestlé. A família Bettencourt desde então tem participação de 4% na Nestlé.

O capital do grupo L'Oréal por sua vez é detido 53,85 % (equivalente a 364 042 900 ações) Gesparal, uma exploração que família Meyers-Bettencourt detém 51 % e a Nestlé 49 % de participação. Gesparal também tem 71,66% dos direitos de voto no grupo L'Oréal. Em 3 de fevereiro de 2004, a família Bettencourt-Meyers e Nestlé assinaram uma fusão de retroativos entre a L'Oréal e Gesparal: a família Bettencourt Meyers Nestlé e tornar-se acionistas diretos da L'Oréal, a partir de 1 de janeiro de 2004.

A família Bettencourt agora detém 27,48% do capital (185 661 879 ações) e 28,58 % dos direitos de voto da L'Oréal, contra respectivamente 26,38 % (178 381 021 ações) e 27,46 % para a Nestlé. Ambas as partes se comprometem a não aumentar seus respectivos interesses e não para vendê-los por um período de cinco anos.

Depois de 2004, as participações da família Bettencourt estão alojadas na empresa Tethys cuja Liliane Bettencourt é a gerente. Estas ações foram o assunto em 1992 de uma propriedade como uma doação a sua filha Liliane Bettencourt (dois terços) e de seus dois netos (terceiro), tendo Liliane Bettencourt o usufruto (dividendos) e de reserva dos direitos de voto no conselho da L'Oréal.

Acionistas da L  ‘Oreal

33,09 % Família Bettencourt 28,06 % Internacional Investidores Institucional 23,14 % Nestlé 8,43 % franceses investidores institucionais 5,22 % acionistas individuais 1,25 % ações em tesouraria 0,81 % colaboradores.

Sonegação Fiscal

Em junho de 2010, Liliane viu-se envolvida num escândalo financeiro e político que acabou envolvendo o ministro do Trabalho da França, Eric Woerth, um dos mais próximos auxiliares do presidente Nicolas Sarkozy, cotado até mesmo para se tornar primeiro-ministro. Suspeita de sonegar impostos, a herdeira da L'Oréal teria sido beneficiada por Woerth, que teria feito vistas grossas às suas fraudes fiscais. O ministro é casado com Florence Woerth, executiva de um gabinete que gerenciava a fortuna da empresária.

O escândalo teve início com a revelação, pelo site francês Mediapart, de escutas clandestinas de conversas de Liliane realizadas por um de seus funcionários entre maio de 2009 e maio de 2010. Nas gravações, a bilionária menciona a existência de duas contas na Suíça e nas Ilhas Seychelles, não declaradas ao fisco francês, pelas quais teriam sido movimentados centenas de milhões de euros.

As gravações revelam ainda doações de campanha a nomes como o presidente Sarkozy, e a ministra da Educação, Valérie Pécresse. Não bastasse, a herdeira evoca vários outros políticos do país, entre os quais "um amigo", o então ministro do Orçamento, também responsável pela receita fiscal, Eric Woerth, e de sua mulher, Florence, desde 2007 executiva do escritório Clymène, que gerencia a fortuna da empresária. A repercussão do caso obrigou o atual titular do Ministério do Orçamento, François Baroin, a anunciar que o Estado investigará, com a ajuda do governo suíço, as contas ocultas.

Momento do Administrador, Carina Silva - 02 de maio 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!