quarta-feira, 18 de maio de 2016

Como fazer um planejamento financeiro com a ajuda da tecnologia




Para quem acredita que ter as contas todas em dia é impossível, duas palavras: planejamento financeiro. Com um mínimo de controle sobre o que entra e sai de sua conta bancária todos os meses, é possível repensar seus gastos e melhorá-los.

Já pensou ter dinheiro para investir ou para realizar sonhos? Saiba como lendo o nosso artigo de hoje!

Como fazer um planejamento financeiro com a ajuda da tecnologia

Orçamento é o primeiro passo

Na internet, é possível encontrar várias planilhas de Excel que orientam como fazer seu orçamento mensal. Primeiro, anote por algumas semanas todas as despesas, das mais simples às mais importantes, como aluguel ou escola das crianças.

Coloque todos estes dados em uma planilha de Excel e veja como seu dinheiro é gasto, e onde você pode cortar custos sem reduzir sua qualidade de vida. Aproveite este levantamento para entender o que pode ser negociado, como pacotes de telefonia, televisão a cabo, tarifas bancárias, entre outros serviços.

Tecnologia como aliada

Há também uma grande oferta de aplicativos para celular e tablets, que podem ser interligados com suas contas bancárias e cartões de crédito. Neles, seus gastos e receitas são colocados em gráficos, podem ser criados alertas para orientar os gastos, entre outras facilidades.

Estes aplicativos podem ser acessados em plataformas móveis e também em computadores desktop, por serem sincronizados via web. Assim, você consegue organizar suas finanças de uma forma prática, sem esquecer-se dos gastos que acontecem ao longo do dia.

Um destes aplicativos, o Mobills, pode ser utilizado nos sistemas Android, iOS ou Windows e tem uma interface de fácil navegação. Além do aplicativo, os usuários podem contar com as informações compartilhadas por outros participantes em uma rede social de finanças, o Mobills Social, trocando dicas e experiências sobre controle financeiro, investimentos, economia no cotidiano etc. Você verá que não está sozinho nesta batalha e pode aprender com a experiência dos outros.

Seu banco na ponta dos dedos

Aproveite as vantagens que seu banco dá para quem utiliza a internet banking pela web ou mesmo em aplicativos de celular. Transfira o recebimento de extratos de suas contas ou cartões para o virtual e negocie uma tarifa melhor caso esteja utilizando mais estes canais. Em alguns casos, fica mais barato e menos burocrático transferir dinheiro para outras contas pelo celular.

Informação é a chave para o planejamento financeiro

Procure fontes confiáveis de informação entre jornais, revistas e portais online. Acompanhe páginas em redes sociais destes veículos ou de economistas renomados para entender a movimentação da economia, e como você pode ganhar com isto.

Mas tenha cuidado com o que se fala na internet, procure ler várias fontes antes de tomar uma decisão de investimento, pois muitas vezes as informações são usadas para beneficiar um grupo ou outro.

Coloque seus sonhos em planejamento

Com seus gastos na tela do aplicativo e identificados seus excessos, pense no que deseja realizar financeiramente no novo ano – um novo carro, uma casa maior, a viagem dos sonhos. Estabeleça prazos para a concretização destes objetivos e faça outra planilha para poupar e investir este dinheiro que irá ajudar a realizar seus sonhos.

Não se esqueça de incluir neste planejamento um dinheiro extra para resolver imprevistos da vida que podem acontecer ao longo do caminho. Ter uma reserva monetária é melhor do que lançar mão de empréstimos na hora em que você precisar, pois os juros são maiores.

Momento do Administrador, Victor Leitão - 18 de maio 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!