terça-feira, 24 de maio de 2016

Por que e como ensinar finanças pessoais para seus filhos




Hoje, vivemos uma realidade na qual muitas famílias estão endividadas e isso é um resultado, muitas vezes, da má administração das finanças pessoais. Muitas pessoas, mesmo depois de adultas, ainda não sabem como lidar com o dinheiro e o real valor que ele tem.

Por isso, a educação financeira deve começar desde a infância, para que não se torne um ciclo vicioso. Quanto mais cedo a criança for orientada sobre o dinheiro e valor das coisas, quando crescer, terá um maior controle financeiro e assim, alcançará mais facilmente seus objetivos materiais.

Como ensinar finanças pessoais para seus filhos da melhor maneira? Continue a leitura deste artigo!

Como ensinar finanças pessoais para seus filhos

Quando é a hora de ensinar seus filhos sobre finanças?

A partir dos 2 anos já se pode orientar crianças sobre as diferentes cédulas e moedas e até mesmo ensinar a diferença do que é caro e barato. Outro ponto importante é não ceder quando ela quiser alguma coisa e fizer birra para isso.

Até porque vai achar que basta chorar que o dinheiro “aparece”. Os pais precisam primeiro entender um pouco de finanças para conseguir orientar e lidar corretamente com os filhos quando o assunto é dinheiro.

No caso de uma educação financeira que começa cedo, os resultados no futuro serão os melhores possíveis, com pessoas sabendo diferenciar o que é necessidade de extravagância.

Qual a melhor maneira de ensinar?

A melhor forma de ensinar as crianças é com orientações e utilizando exemplos do dia a dia para que fixem melhor a informação. Por exemplo, no supermercado, mostre os preços para seus filhos e os ensine a fazer comparações.

Mostre que um mesmo produto pode ser comprado por valores diferentes e o quanto isso pode ser importante. As crianças menores devem receber semanadas ao invés de mesadas, pois ainda estão em processo de aprendizagem. A partir dos 10 anos já é possível dar mesadas.

Mesmo com o dinheiro em mãos, não faça empréstimos se o dinheiro acabar, pois a criança precisa saber lidar com essa situação. Caso contrário, ela gastará sempre mais do que tem, pois sabe que conseguirá dinheiro fácil.

Economizar

Ensine-a a economizar para conseguir comprar o que deseja e quanto ela deverá guardar para comprar um videogame ou qualquer outra coisa que tenha vontade, fazendo as contas com ela. Outra boa ideia é usar aplicativos como o Mobills para ensinar a como a gerenciar as finanças.

Dessa forma, ela poderá anotar todos os gastos, metas e acompanhará os resultados por meio de gráficos interativos. Essa também é uma boa dica para os pais que, às vezes, perdem o controle das contas.

Ainda há tempo: dê o exemplo! As crianças têm o hábito de repetir o que veem e, se você gasta mais do que tem, o seu filho fará o mesmo. Então, torne o controle sobre as finanças pessoais uma rotina em sua vida para que o seu filho possa seguir o mesmo exemplo, independentemente da idade que ele tenha.

Momento do Administrador, Victor Leitão - 24 de maio 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!