sexta-feira, 18 de setembro de 2015

O que você precisa saber para ter sucesso nas vendas

É importante admirar e respeitar quem se dá bem e ver nessas pessoas inspiração




Edio Alberti é um dos vendedores mais experientes e bem sucedidos do Brasil. Com mais de 20 anos de carreira, esteve à frente do setor na Wise Up e hoje é o diretor comercial do meuSucesso.com. Nesta matéria ele compartilha com os assinantes da escola de insights em negócios um pouco da sua bagagem, respondendo a perguntas do público. Nas respostas, ela aborda temas extremamente valiosos para qualquer um que deseje ter sucesso na área de vendas.

Aqui, reunimos alguns tópicos ressaltados por Edio e resumimos as principais dicas dadas por ele, que falou sobre a carreira de vendedor, técnicas para efetivar uma venda, como montar uma boa equipe de vendedores, entre outras coisas.

Confira abaixo:

Como construir uma carreira de sucesso

De acordo com Edio, existem três ingredientes básicos para quem deseja ter sucesso numa carreira de vendedor. O primeiro deles é sonhar. “Sonhar grande. O comercial, o vendedor, é um sonhador, é uma pessoa que o olho dela brilha. Ele sonha em ficar rico, sonha em ganhar bem. Então, essa é a isca que fisga o bom vendedor”, afirma Edio.

“Eu aprendi também a seguir pessoas que tinham resultado. Isso foi um princípio que eu aprendi no começo. Muita gente quer dar conselhos pra gente, dicas. Mas aquelas pessoas que realmente vão te influenciar são aquelas que têm resultados”, complementa o executivo.

Por fim, Edio destacar que é importante admirar e respeitar que se dá bem e ver nessas pessoas inspiração, em vez de criticar o sucesso alheio. “Nós temos muito cultivado dentro de nós uma atitude de criticar quem está dando certo, mas é preciso aprender a admirar”, afirma.

Como batalhar por uma venda sem incomodar

É comum que muitas abordagens comerciais se tornem incômodos para os clientes. Segundo Edio, no entanto, o vendedor que incomoda não está preparado. “A primeira coisa que se deve saber: um vendedor nunca incomoda. Ele tem que estar seguro a respeito daquilo que está levando para o cliente. Ele tem que ter confiança de que está apresentando ao outro algo que lhe interessa de fato. Se ele está achando que vai incomodar, para um pouquinho, vai no banheiro, joga uma água no rosto, fala umas coisas bonitas para si. Mas só volta a vender quando tiver certo de que não vai incomodar”, afirma o executivo.

Aparência

Um assinante perguntou a Edio qual o peso do fator aparência na hora de vender. Ele explica: “A maneira como você está vestido faz toda a diferença. Tem que se vestir de maneira sóbria. Você tem que saber que está ali numa situação formal. E você tem que levar isso em conta para si e também para sua equipe. A forma como você está vestido também se comunica”.

Publicidade ou equipe de vendas?

O dilema do intertítulo acima é comum entre muitos empreendedores. Se você é dos que têm esse tipo de dúvida, saiba de duas coisas. A primeira é que, como explica Edio, “mídia gera promoção da marca e leads para você tentar transformar em clientes depois”. Já a área comercial vai fazer uma abordagem mais direta, com o objetivo específico de vender. Levando isso em conta, se der para fazer as duas coisas, ótimo. A publicidade vai fazer toda a diferença na hora em que o vendedor for abordar um cliente. Mas não deixe de investir numa equipe de vendas. Isso vai ser crucial para os resultados.

Como montar uma boa equipe de vendas?

Uma frase responde a questão acima: sendo um bom vendedor. “Antes de montar uma equipe de vendas, seja um bom vendedor. É muito difícil montar uma equipe se você não domina o assunto. Quando a equipe vier com as justificativas de por que não vendeu, você não vai ter autoridade para rebater. Quando você domina, eles não vão te passar para trás”, afirma Edio.



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