sexta-feira, 4 de setembro de 2015

8 frases que mudaram minha vida e também podem mudar a sua

São quotes que me ajudam a viver melhor, mais significativamente, com felicidade e honestidade




Como muitas pessoas, eu tento coletar ensinamentos que ajudem a guiar meu dia a dia. A maioria dessas palavras vem de leituras, mas também de converas, de professores e da vida cotidiana. Como Sêneca, o filósofo e dramartugo, diz de forma bastante eloquente, "nós devemos caçar as peças úteis de ensinamentos e os ditos espirituosos que são capazes de imediata aplicação prática - não expressões rebuscadadas ou arcaicas ou metáforas extravagantes e figuras de linguagem - e aprender com elas tão bem que as palavras se tornam trabalho."

No meu caderno de anotações, sempre coloco esses pequenos ditos abaixo do título "Vida". Isto é, coisas que me ajudam a viver melhor, mais significativamente, com felicidade e honestidade. Abaixo, há oito frases, seus significados para mim e como elas mudaram minha vida. Com sorte, essas palavras vão funcionar para você também.

"Se você vê uma fraude e não diz 'fraude', você é uma fraude" (Nassim Taleb)

Este pequeno epigrama de Nassim Taleb tem sido uma força motriz na minha vida. Ele abastece minha escrita e, na maior parte das vezes, abastece minhas decisões pessoais difíceis. No verão passado, eu estava no meio de uma situação pessoal complicada, em que meus incentivos financeiros não estavam necessariamente alinhados com a coisa certa. Falar me custaria dinheiro. Na verdade, eu enviei um e-mail para Nassim. Eu perguntei: "Quais são as consequências de 'dizer'? Para a pessoa? Para o público? A que custo? E como você sabe onde/quando o ego pode ser um fator de influência para determinar aonde você decide ir no espectro público/privado?" Sua resposta foi simples: Se isso prejudica o coletivo, você fala até que não o faça mais.

Há uma outra frase de Shakespeare em Júlio César. O César, retornando da conquista de Gália, é lembrado para agir cautelosamente quando estiver falando com os senadores. Ele responde: "Eu já conquistei tanto em batalha e agora devo ter medo de dizer a verdade a alguns velhos?" Isso é o que eu penso sobre a citação de Nassim. De que vale trabalhar duro e ser bem sucedido, se isso significa morder a língua (ou se recusar a agir) quando você vê algo desleal ou inconveniente? Você se importa com o que as outras pessoas pensam?

"Pode ter significado se mudar você para melhor" (Viktor Frankl)

Viktor Frankl foi aprisionado e sobreviveu a três campos de concentração nazistas, perdeu sua esposa, seus pais, o trabalho, sua casa e o manuscrito com todo o trabalho da sua vida. Ainda assim, ele emerge desse horrível pesadelo convencido de que a vida não é sem sentido e que o sofrimento não foi sem propósito. Seu trabalho em psicologia - agora conhecido como logoterapia - é uma reminiscência dos estóicos: nós não controlamos o que acontece conosco, apenas como respondemos às situações. Nada nos priva dessa habilidade de responder, mesmo que apenas de maneira sutil, mesmo que a resposta seja apenas aceitação. Em maus momentos, eu penso nessa frase. Ela me lembra que eu posso mudar para melhor por causa disso e encontrar sentido em tudo, mesmo que meu "sofrimento" não seja grande em comparação com o que outros passaram.

"Podes até conhecer os fracassos deste homem, mas não conheces sua luta" (James Baldwin)

Quando James Baldwin refletiu sobre a morte de seu pai, um homem que ele amou e odiou, percebeu que só viu o exterior do homem. Sim, ele tinha seus problemas, mas por trás dessas manifestações externas havia sua própria luta interna, que nenhuma outra pessoa será capaz de compreender plenamente. O mesmo é verdade para todos, seus pais, seu chefe, a pessoa atrás de você na fila. Podemos ver as suas falhas, mas não suas lutas. Se podemos nos concentrar nisso, teremos muito mais paciência e muito menos raiva e ressentimento. Isso me lembra de uma outra frase que significa muito para mim, de Pascal: "Entender é perdoar." Você não tem que entender completamente ou saber, mas realmente ajuda se você tentar.

"Isso não é sua responsabilidade, mas é seu problema" (Cheryl Strayed)

Embora eu tenha conhecido Cheryl Strayed tarde, o impacto tem sido significativo. Essa citação acima veio de quando ela estava falando com alguém que tinha feito algo injusto. O fato de você não ser obrigado a lidar com algo não significa que você, de fato, não precise. Isso me lembra de algo que meus pais me disseram quando eu estava aprendendo a dirigir: de nada vai adiantar a vez ser sua, se você acabar morto em  um acidente. Lide com a situação do momento, mesmo que não queira, mesmo que outra pessoa deva lidar, porque você é o único que está sendo afetado por ela. Fim da história. Essa citação é a melhor articulação que eu já encontrei sobre isso.

"Os cães ladram para o que não podem compreender" (Heráclito)

As pessoas vão criticá-lo. Elas vão resistir ou ressentir-se com o que você tenta fazer. Você irá enfrentar obstáculos e vários desses obstáculos serão outros seres humanos. Heráclito explica o porquê. As pessoas não gostam de mudanças. Elas não gostam de ficar confusas. É também um fato que fazer coisas novas significa forçar a mudança. Então, se você está procurando uma explicação para todos os latidos que está ouvindo, aí está. Deixe para lá, continue trabalhando, fazendo seu trabalho. Minha outra frase favorita de Heráclito é: "O caráter é destino." Quem você é e o que você representa é que vai determinar quem você é e o que você faz. Certamente, caráter ajuda a ignorar o latido.

"A felicidade não vem da busca, ela nunca é nossa por direito" (Eleanor Roosevelt)

Eleanor Roosevelt foi uma mulher notável. Seu pai se matou. Sua mãe era verbalmente abusada. O marido a traiu repetidamente, até o dia de sua morte. No entanto, ela se tornou uma das pessoas mais influentes e importantes do mundo. A frase dela é uma reminiscência de algo explicado tanto por Aristóteles quanto Viktor Frankl: a felicidade não é perseguida, ela o segue. É o resultado de princípios e o desempenho do nosso potencial. Ela é também transitória - obtemos vislumbres dela. Nós não a temos para sempre e devemos recuperar nossa conexão com ela continuamente. Qualquer que seja a citação que você precise usar para entender essa verdade, use-a. Porque ela vai guiar você pelos tempos difíceis e também pelos muito bons.

"Não desperdice seu tempo com problemas pequenos" (David Ogilvy)

Ogilvy não era apenas um grande redator e publicitário. Ele também era um empresário genial. Esse pequeno conselho é importante, especialmente se você está lidando diretamente com clientes no seu negócio. Você não pode ser sugado para os problemas das outras pessoas e tem que saber quando sair. Alguns problemas não podem ser resolvidos. Alguns devem ser deixados de lado. Não desperdice tempo com problemas pequenos. Siga em frente e talvez, se possível, pode ser capaz de voltar mais tarde para resolvê-los.

"Alguns não conseguem viver como gostariam. Então vivem como se estivessem sempre começando" (Sêneca)

Começamos com Sêneca e vamos terminar com ele. A inércia é uma força poderosa. O status quo - mesmo se auto-criado - é reconfortante. Então, as pessoas encontram-se em certos caminhos da vida e não podem conceber uma mudança, mesmo que tal mudança resulte em mais felicidade pessoal. Costumamos pensar que a instabilidade é um traço negativo, mas se ela nos empurra para sermos melhores, certamente não é. Eu sempre defendi a ideia de abandonar os caminhos que ficaram obsoletos. As citações de Sêneca têm me ajudado com isso e eu realmente as tenho ao lado de minha mesa para que eu possa olhar para elas todos os dias. É um lembrete constante: Por que ainda estou fazendo isso? É pelas razões certas? Ou é apenas porque tem sido assim por um tempo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!