sábado, 5 de setembro de 2015

10 dicas práticas para um networking de sucesso

Curso de pós-graduação também pode ser uma boa oportunidade para estreitar relacionamentos profissionais




Toda carreira de sucesso é construída tendo como um de seus pilares mais importantes o networking. Uma ampla e eficiente rede de contatos é fundamental porque gera oportunidades e cria vínculos extremamente qualificados para os mais variados fins (fechar negócios, conseguir trabalho, contratar fornecedores etc.). A grande questão, no entanto, é: como construir essa rede?

Como destaca Fernanda Schroder, coordenadora de Carreiras do Ibmec Minas, a rede de relacionamentos profissionais de uma pessoa é muito valorizada pelo mercado. Portanto, quanto melhor for a capacidade de se relacionar dela, maior é a sua probabilidade de ser indicada para um cargo quando surge a oportunidade.

“Networking de verdade é uma rede de contatos que pode proporcionar valor. É uma ação contínua que deve ser feita sempre, não somente nos momentos difíceis da sua carreira. Pelo contrário, são nos momentos difíceis que o profissional vai resgatar um pouco do valor depositado em sua rede de relacionamentos”, aconselha ela.

Na sala de aula

Quem está ao seu lado na sala de aula também pode vir a cruzar sua trajetória profissional. Seu colega de pós-graduação pode acabar virando seu colega de trabalho, seu chefe ou integrar uma equipe da qual você é gestor. Por isso, pós-graduação também é local de networking. “Ao contrário do que muitos pensam, não se trata somente de que os conhecidos ajudem a encontrar trabalho porque se está disponível no mercado ou buscando uma recolocação. O networking é compartilhar conhecimentos, informações, ideias e outros contatos. É estar disposto a ter pontes entre as pessoas e estabelecer relações de colaboração, é reconhecer a necessidade da interdependência do ser humano e profissional que vive em sociedade”, de acordo com Fernanda.

A coordenadora de Carreiras do Ibmec Minas destaca que os relacionamentos profissionais são os melhores investimentos a longo prazo que se pode fazer na carreira. “Com toda a voracidade do mercado atual, os profissionais, ao mesmo tempo em que devem buscar o conhecimento, o desenvolvimento e a informação, precisam manter a sua empregabilidade, e uma prática que está cada vez mais são os relacionamentos profissionais”, diz ela.

Com meios de comunicação on-line e as redes sociais, abre-se um canal de comunicação direto entre os mais diversos níveis culturais e organizacionais. Mas é importante ter em mente que existem alguns critérios para que as ações sejam efetivas. Ter muitos contatos e ser popular não é a principal característica de um bom networking profissional. Para a carreira, o networking é meio de contato das pessoas corretas para o momento adequado.

Fernanda ainda cita 10 dicas práticas para um networking de sucesso e que renda bons resultados para a carreira. Confira abaixo:

1. Um bom contato pode vir de qualquer lugar – As opções de contato podem ser colegas de trabalho, clientes, fornecedores, ex-empregadores, familiares, amigos e parceiros de estudo.

2. Dê atenção à sua rede – Um erro comum é preocupar-se ativamente com seus contatos apenas no momento em que a necessidade surge. Aproveite os momentos em que as coisas caminham bem para desenvolver relacionamentos e cultivá-los.

3. Encontre sua turma – O profissional não conhece ninguém na área em que gostaria de atuar deve começar a frequentar locais e eventos cujo tema é de seu interesse como palestras, cursos, seminários e workshops.

4. Qualidade é melhor que quantidade – Não é a quantidade de pessoas que você conhece que fará da sua uma boa rede de relacionamentos, mas sim a qualidade deles.

5. Valorize seu passe – Cuide-se para ser uma pessoa interessante e isso inclui ler, ir ao teatro, cinema, estar bem-informado e atualizado.

6. Todos precisam de networking – Ter uma conexão não serve somente para executivos de altos escalões. Diferente do que acredita a maioria das pessoas, este é um meio eficiente, para profissionais de qualquer nível hierárquico conseguir oportunidades de emprego.

7. Marque presença – Mantenha as pessoas de sua rede de contatos atualizada com suas mudanças de endereços, telefones, empregos ou atividades.

8. Comece a fazer networking agora – É necessário planejar e começar o networking o quanto antes, para se obter bons resultados. O tempo e a estratégia são aliados do profissional e investidor que tem foco na sua carreira.

9. Esteja aberto aos seus contatos – O networking não diz respeito apenas ao acúmulo de contatos. As conexões são a busca e a manutenção de relacionamentos que trazem benefícios mútuos, não sendo, portanto, uma via de mão única.

10. Troca de experiências – A conexão permite a “troca” de experiências entre profissionais. Por isso, o ambiente de sala de aula na pós-graduação, onde se tem contato com pessoas já inseridas no mercado, pode render bons frutos.

Quem deseja praticar essas dicas em sala de aula e começar uma pós-graduação, um MBA ou um LL.M. ainda tem tempo de se matricular com condições especiais nos cursos do Ibmec.

Os interessados devem efetuar as inscrições para participar do processo seletivo pelo site www.ibmec.br/pos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!