quinta-feira, 17 de abril de 2014

Quem é o seu ídolo? Isso importa muito

Sabe aquela famosa frase: “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve”? Ter uma pessoa como referência é importante não para saber onde, mas sim para saber como chegar a esse lugar


Como eu defino um ídolo? Alguém que quando o descrevemos, nossos olhos brilham, nossa voz ganha um timbre especial e nossos gestos corporais não escondem: ele nos inspira a sermos pessoas melhores!

Essa pessoa tem ligação direta com nosso futuro, pois em geral, nos espelhamos nas suas principais características. Ayrton Senna é um guerreiro, que chegou a completar uma corrida com o câmbio estragado. Caso ele seja o seu ídolo, provavelmente ele te motiva a ficar com a cabeça erguida nos piores momentos. Esse é um dos benefícios de ter um ídolo: ele te motivará!

Pessoalmente, o meu ídolo é alguém fora de série. No meu “site currículo” coloquei como minha principal característica a de ser “Trabalhador”, algo que aprendi pelos exemplos que vi na história de quem me inspira.

Por que você deve ter um ídolo? Veja 3 motivos:

Para ter foco: Quando lemos artigos sobre o profissional ideal, nos assustamos com a quantidade de qualidades que ele possui. Ao termos um ídolo, percebemos que é necessário ter apenas algumas qualidades. Quais as principais características de Jack Welch, lendário presidente da General Eletric (GE)? Franqueza e sinceridade em todas as situações.

Para ter um parâmetro: Se você quiser ser um Diretor Comercial e está empenhado em desenvolver suas habilidades em negociação, poderá ver como está evoluindo, comparando-se com seu ídolo, o Ciro Bottini do Shoptime, por exemplo. Você não é tão carismático quanto ele? Isso é um bom sinal, significa que você identificou algo que precisa melhorar. Agora é só trabalhar nisso no dia-a-dia.

Para ter uma motivação: Têm épocas na vida que tudo dá errado e parece que não iremos sair do lugar. Conhecer a história do seu ídolo, ver que ele passou por situações piores que a sua e apesar disso conseguiu ter sucesso, é uma injeção de motivação na busca por seus sonhos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!