segunda-feira, 28 de abril de 2014

Malware usa Facebook para roubar dados de usuários Android

O malware permite que as atividades no smartphone sejam monitoradas, o que inclui o áudio das ligações, SMS, senhas de acesso, dados bancários, entre outros




O Laboratório de Pesquisas da ESET América Latina identificou um aplicativo malicioso responsável por simular uma dupla autenticação para o Facebook,  mas que tem o intuito de roubar dados pessoais e bancários de usuários de smartphones com o sistema  Android.

O malware permite que as atividades dos usuários sejam monitoradas, o que inclui o áudio das ligações, SMS, senhas de acesso, dados bancários, entre outros.

O golpe acontece da seguinte forma: através de páginas da internet infectadas pelos criminosos, o usuário faz o download automático de um arquivo que ficará encriptado e escondido dentro do computador. Ao acessar o Facebook desse computador infectado e adicionar usuário e senha, o internauta visualizará uma página com o mesmo layout do site original, porém oferecendo a instalação de um sistema de dupla autenticação, para que assim a navegação fique mais segura. 

Ao aceitar a instalação do sistema de dupla autenticação, o usuário tem de inserir seu número de telefone celular e sistema operacional. Caso possua o sistema Android, receberá um SMS e, ao clicar no link recebido, realiza o download de um suposto aplicativo do Facebook para que seja instalada a dupla autenticação. 

Ao abrir o aplicativo no smartphone, o usuário está automaticamente infectado pelo iBanking (nome do malware) e todas suas informações são enviadas automaticamente para o cibercriminoso. Se você acessar o internet banking pelo celular com o malware instalado, o criminoso terá acesso a todos os seus dados bancários.

A autenticação dupla por SMS atualmente utilizada pelos bancos não evita o problema, já que o criminoso também tem acesso as mensagens de texto. É recomendável utilizar sempre uma solução de segurança proativa específica para smartphones, além de nunca clicar em links não confiáveis.

 “O iBaking foi detectado pela ESET como Android/Spy.Agent.AF, e se trata de uma aplicação das mais complexas e bem feitas em comparação com outros malwares bancários descobertos anteriormente, pois consegue acesso a todas as informações dos usuários via smartphone. A forma de instalação do IBanking é bastante comum, mas trata-se da primeira vez que utiliza-se uma aplicação móvel que tem como alvo os usuários do Facebook, para realizar uma fraude”, conta Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil.

“Embora a autenticação de dois fatores esteja presente no Facebook há algum tempo, identificamos um número crescente de pessoas que estão começando a utilizar essa ferramenta de proteção, tornando o roubo de contas por meio de métodos tradicionais ineficazes.”, completa Di Jorge.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!