terça-feira, 15 de abril de 2014

Governo do Paraguai alerta para perigo da exposição na internet

Muitas pessoas não têm ideia de como imagens podem circular pela internet e chegar até usuários mal intencionados




Provavelmente você já viu uma foto mais ousada no feed de notícias do Facebook. É fato que muitas pessoas não têm inibições ao postar fotos com pouca roupa, mesmo que não exista conotação sensual. Mas muitas não têm ideia de como essas imagens podem circular pela internet e chegar até usuários mal intencionados.

A Secretaria Nacional de Tecnologias da Informação e Comunicação (Senatics) do Governo do Paraguai lançou uma campanha para alertar os usuários sobre a questão da privacidade. É simples: quando você faz uma postagem pública, ela é de fato pública. Qualquer pessoa, inclusive quem você nunca viu na vida, pode acessar e fazer o que quiser com a sua imagem.

Na última quarta-feira (9), o Facebook lançou um assistente de privacidade para que os usuários que nunca alteraram os filtros de postagem passem a utilizá-lo. Quem nunca mexeu na configuração de privacidade irá notar uma janela com a imagem de um dinossauro azul e informações sobre a ferramenta.




A ideia do dispositivo surgiu após uma pesquisa da rede social, cujo resultado apontou que várias pessoas reclamavam da falta de privacidade, mas não sabiam que é possível controlar quem vê suas postagens.

O vídeo da campanha mostra o poder de disseminação de uma "selfie". Assista ao vídeo abaixo e pense bem antes de compartilhar qualquer postagem -- no caso do Facebook, lembre-se de ajustar o filtro que determina quem pode ver o que você publica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!