quarta-feira, 16 de abril de 2014

‘Oportunidade de crescimento’ é o principal fator de retenção de profissionais, diz pesquisa

A segunda opção mais escolhida foi o “equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”, com 21% dos votos




Uma pesquisa realizada com 50 mil colaboradores do Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE mostrou que a “oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional” é o principal fator responsável pela continuidade dos profissionais na empresa.

Mas esse dado já não é tão recente e surpreendente assim. Em 2012, as chances de desenvolvimento na carreira já apareciam em primeiro lugar nas resposta dos entrevistados. Para se ter uma ideia, o índice de profissionais que declararam esse fator o mais importante naquele ano era de 34%, saltando pra 51% em 2013.


A segunda opção mais escolhida foi o “equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”, com 21%. Em 2012 essa opção foi responsável por 34% das escolhas.

“Considerando que temos um quadro bastante heterogêneo de profissionais, esse dado diz muito sobre o mercado de trabalho atualmente. As pessoas continuam buscando satisfação no que elas fazem, mais do que só bons salários”, relatou a diretora de Recursos Humanos do Grupo BB e MAPFRE, Cynthia Betti.

Em terceiro lugar ficou o reconhecimento por meio da “remuneração e benefícios”. Na recente pesquisa de 2013 o dado foi responsável por 14% dos funcionários, enquanto que em 2012, alcançou 27% das respostas.

Geração Y compõe a maior parte do quadro de funcionários

Dos 6,6 mil colaboradores, 60% tem até 33 anos de idade, os chamados Geração Y. Já a geração X, entre 34 e 49 anos, corresponde a 35% da companhia. Enquanto os Baby Boomers, de 50 a 68 anos, correspondem por apenas 5%.

Apesar da geração Y ser responsável pela maior parte dos funcionários, é a geração X que concentra a gestão da companhia. Em números, 60% dos líderes do Grupo possuem entre 34 e 49 anos.

Modelo de retenção

O Grupo é responsável por criar um plano de desenvolvimento de carreira com o objetivo de englobar os diferentes perfis dos trabalhadores.

“O objetivo é dar oportunidade a todos. Incentivar e capacitar o futuro líder e aprimorar o conhecimento dos especialistas. Nem todos trilham o mesmo caminho. Por isso, é preciso abrir espaço para que os talentos apareçam”, afirma Cynthia Betti.

Os colaboradores que ambicionam o desenvolvimento na companhia podem escolher entre a “Carreira Executiva” ou a “Carreira Técnica”, ou seja, escolher a que mais se encaixa no seu perfil. “O executivo será a liderança da equipe, enquanto o especialista será a referência de determinado tema e/ou processo dentro da empresa”, complementa Cynthia. Para se ter uma ideia, somente em 2013 houve mais de 600 movimentações na companhia, entre promoções e transferências.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!