sábado, 19 de abril de 2014

Como o Ituano me motivou ganhando do Santos

Engraçado como qualquer experiência em nossa vida pode nos trazer lições sobre empreendedorismo





Tenho uma microempresa e ultimamente venho pensando muito em como competir com empresas gigantescas, com orçamentos milionários e marcas renomadas, enquanto eu estou apenas no começo de minha trajetória empreendedora. Na tarde de domingo em que o Ituano (time pequeno e do interior de SP) venceu o Santos (time grande e conhecido mundialmente, e para o qual torço com certo fanatismo), vi uma motivação e oportunidades.

Engraçado como qualquer experiência em nossa vida pode nos trazer lições sobre empreendedorismo. Mas deixando de lado a visão de torcedor, vamos pensar como uma pequena empresa, fazendo frente a uma empresa gigantesca. Muitas vezes pequenas empresas se sentem intimidadas pelas grandes corporações (assim como no mundo do futebol), que obviamente têm maiores recursos, muito mais vantagens. Porém, este exemplo nos mostra que, mesmo com menos recursos, seu time pode alcançar seu objetivo. Podemos destacar três características e adaptá-las para o mundo empresarial.

1- Ter um objetivo bem definido e transformar a equipe em parte da solução: O time do Ituano tinha um objetivo: “ser campeão do Paulista”. Não importava quem era o adversário, se o orçamento deles era quatro, cinco ou seis vezes maior e também não importava se tinham o mesmo objetivo. A equipe inteira do Ituano sabia desse objetivo, o compartilhavam e estava muito mais focada do que seus adversários. Ou seja, em sua empresa, não importa o tamanho dela, tenha seus objetivos bem claros, espalhem-no entre seus colaboradores e faça com que eles tenham a mesma vontade de alcançar esse objetivo.

2- Foco no foco: Qual a maior vantagem que estudiosos destacam nas pequenas empresas? Elas conseguem atingir um pequeno público que passa despercebido pelas grandes corporações. Isso foi o que o Ituano fez. Enquanto os grandes estão preocupados com diversos campeonatos, o Ituano focou totalmente no paulista, teve “foco em seu foco”, e é isto que as pequenas empresas precisam fazer: focar em um público específico de clientes - aquele que normalmente passa despercebido pelas grandes corporações -, do mesmo modo que os grandes clubes dificilmente também pensam apenas em campeonatos estaduais.

3- Pense grande, faça história: O que para o Santos seria apenas mais um título paulista, para o Ituano era um pensamento gigantesco, um pensamento de fazer história no mundo do futebol. Podemos transferir isso da seguinte maneira para nossas empresas: as grandes empresas já estão na história, já pensam grande e, muitas vezes, desprezam oportunidades. Estas oportunidades é que devemos aproveitar como empreendedores individuais, PMEs, autônomos etc. Devemos pegar estas oportunidades pequenas para transformá-las em gigantescas e, com elas, fazermos história no mundo dos negócios, assim como o Ituano fez contra o meu time na final do paulista.

Espero que consigam compartilhar a mesma visão que tive com esta situação. Tamanho e orçamento são sim importantes, mas um grande sonho, uma estratégia bem feita, um foco definido e trabalho duro podem mudar a história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!